O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou ontem, dia em que se ficou a saber que Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, que a cidade “está de parabéns”, considerando que esta o “merece” e que a escolha “é uma oportunidade”, não só para a cidade, mas também para toda região do Alentejo.
“Estão as quatro [candidaturas] de parabéns, pela pré-escolha, e está Évora especialmente de parabéns”, afirmou o chefe de Estado, realçando a ideia de que a cidade alentejana “merece esta chamada de atenção”, porque “muitas vezes se tem dito, e com alguma razão, que o Alentejo, de quando em vez, fica esquecido”.
Segundo a agência Lusa, estas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa foram feitas em Abrantes (Santarém), onde o Presidente se encontrava para visitar três museus. Aos jornalistas aí presentes, Marcelo considerou que esta é “uma oportunidade para chamar a atenção para a cultura, para a universidade, para aquilo que é o património cultural de Évora em toda a sua riqueza”, sendo também “importante para o turismo, interno e externo, e para a projeção do futuro”.
“Uma capital europeia da cultura não é só passado. É presente e é futuro”, defendeu Marcelo.
A cidade de Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, em conjunto com Liepaja, na Letónia, tendo a decisão sido anunciada no dia de ontem, 7 de dezembro, durante uma conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Recorde-se que as finalistas eram Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.
A responsável pelo anúncio da decisão foi Beatriz Garcia, presidente do júri internacional.
Fotografia de cnnportugal.iol.pt