26 Abril 2023      10:15

Está aqui

Estremoz promove Congresso Nacional Cientistas em Ação

Começa amanhã, quinta-feira (27), em Estremoz, o XVI Congresso Nacional Cientistas em Ação, que promove a apresentação de projetos científicos e a partilha de ideias entre alunos dos ensinos básico e secundário, com o objetivo de atrair jovens para a ciência e para a tecnologia.

Esta iniciativa decorre até ao próximo sábado (29), nas instalações da entidade promotora, o Centro Ciência Viva (CCV) de Estremoz.

Neste evento, vão participar cerca de 300 alunos e professores, dos ensinos básico e secundário, oriundos de 25 escolas do país, que serão responsáveis pela apresentação dos 58 trabalhos a concurso.

Outros objetivos desta iniciativa são valorizar as atividades experimentais desenvolvidas no espaço letivo e “promover o espírito científico” dos alunos, a partir do 1.º ciclo do ensino básico até ao secundário, “através da realização de pequenos projetos científicos”, refere o CCV de Estremoz, citado pela agência Lusa.

De acordo com as mesmas fontes, com este congresso pretende-se ainda “fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica”.

À semelhança do que acontece nos congressos científicos, os alunos participantes, que estarão acompanhados pelos seus professores, vão proceder à apresentação e à defesa dos seus trabalhos experimentais, elaborados na escola, perante cientistas convidados e elementos ligados às áreas da ciência e do ensino experimental.

Estes trabalhos vão poder ser apresentados de forma individual ou em grupo, existindo, no entanto, um limite de quatro alunos em cada grupo.

Os trabalhos devem ser sempre ligados à temática do funcionamento do planeta Terra, notam ainda os promotores, embora deixem claro que não pretendem, com a escolha deste tema, limitar os projetos às disciplinas de Ciências Naturais, Biologia ou Geologia.

No âmbito deste congresso, os três melhores trabalhos por níveis de ensino vão receber apoios, sendo o conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental os critérios tidos em conta na avaliação.

O Congresso Nacional Cientistas em Ação é uma iniciativa organizada pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e pelo Instituto de Ciências da Terra, entidades que contam com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz e da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

 

Fotografia de dn.pt