Tribuna Alentejo
david-boca-zkiwulcgeoa-unsplash
Baixo Alentejo

Estado ainda está a devolver terras do Alentejo expropriadas no 25 de abril

O Estado devolveu mais 18 hectares de terra aos proprietários da Herdade dos Machados, uma propriedade agrícola localizada em Moura, no distrito de Beja. Esta propriedade tinha sido expropriada e nacionalizada após a Reforma Agrária, que ocorreu após a Revolução dos Cravos em 25 de Abril.

A reversão dos 18,542 hectares, divididos em quatro lotes (43-AO, 49-AO, 97-F e 112-F) da Herdade dos Machados, foi oficializada e publicada no Diário da República com efeito retroativo a 15 de setembro. Os lotes foram devolvidos aos herdeiros da família Santos Jorge, proprietários originais da herdade, após um pedido de reversão da expropriação.

Estes lotes estavam sem uso, sem contratos de exploração celebrados entre o Estado e terceiros, após o falecimento dos arrendatários. Os tamanhos dos lotes variam entre 4,3500 e 8,3045 hectares.

A Herdade dos Machados, com uma área total de 6.101 hectares, situada na freguesia de Santo Agostinho, no concelho de Moura, foi ocupada por trabalhadores em abril de 1975, quando era uma das maiores explorações agrícolas de Portugal. Em dezembro do mesmo ano, o Estado expropriou e nacionalizou a propriedade. Posteriormente, em 1980, a gestão da herdade foi devolvida aos trabalhadores, e a propriedade foi dividida em aproximadamente 200 parcelas distribuídas entre eles. A família dos proprietários originais conseguiu recuperar a maioria dos terrenos ao longo dos anos, principalmente através de acordos com os arrendatários.

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo