26 Fevereiro 2021      12:23

Está aqui

Chão dos Meninos lança app para ajudar jovens e crianças em perigo

A Associação Chão dos Meninos lançou uma app móvel que pretende ajudar as crianças e jovens em perigo, no período de confinamento.

Em comunicado enviado a este jornal, a associação refere que a elaboração desta app, designada “StressLess”, surgiu na sequência do projeto “Caixa Mágica: a caixa que previne, a caixa que protege”, submetido aos Prémios Caixa Social 2021, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos.

Desta forma, “a partir de um simples toque no telemóvel da criança ou jovem, a associação recebe uma mensagem no telemóvel com o pedido de ajuda que nos indica as coordenadas do local de envio da mensagem, com uma margem de erro previsível de 5 a 10 metros”. De seguida, a associação contacta “a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do respetivo concelho para possível despiste de uma situação de perigo”.

Além disso, a app contém várias funcionalidades que ajudam de forma discreta os jovens e crianças que a usam, através de exercícios respiratórios e sons relaxantes e anti-stress.

De acordo com o Chão dos Meninos, a ideia para esta iniciativa surgiu com a experiência, que “indicava que as situações de violência tenderiam a tornar-se mais invisíveis por as crianças não frequentarem os contextos habituais (escolas, atividades de tempos livres e outros) de deteção de situações de perigo”, no âmbito do confinamento.

A app pode ser descarregada na App Store e na Google Play.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.