9 Dezembro 2023      12:37

Está aqui

Castro Verde com orçamento superior a 21,6ME para 2024

António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde
António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde

A construção de uma creche e jardim-de-infância ou a requalificação do centro de Saúde, com ampliação das urgências, são prioridades do orçamento da Câmara de Castro Verde (Beja) para 2024, superior a 21,6 milhões de euros.

Em comunicado, o município divulgou que o Orçamento para 2024 e as Grandes Opções do Plano já foram aprovados em reunião camarária, com os votos a favor da maioria PS e a abstenção dos vereadores da CDU.

O orçamento para o próximo ano tem o valor de 21.690.000 euros, o que corresponde a quase mais dois milhões de euros do que o montante do orçamento de 2023.

“A estratégia do município aponta para a continuidade de uma gestão administrativa e financeira muito criteriosa, mas capaz de dar respostas concretas e necessárias em todo concelho”, disse a autarquia, identificando como apostas a educação, saúde, habitação, economia, rede viária e os sistemas municipais de água e resíduos urbanos.

Segundo a câmara municipal, 2024 “será o ano de conclusão das obras marcantes na Escola Secundária e do lançamento de dois importantes projetos em Castro Verde: a construção de uma creche e jardim-de-infância e a requalificação da Escola Básica (EB) 2, 3 Dr. António Francisco Colaço”.

Também “a Estratégia Local de Habitação, com um ‘envelope’ financeiro assegurado na ordem de 1,9 milhões de euros, a par da requalificação do Centro de Saúde, com ampliação do Serviço de Urgências, são outras áreas relevantes”, destacou.

“O reforço da dinamização da economia, com a evolução consolidada da Zona Empresarial de Castro Verde, que está construída e tem 23 empresas prontas para participar na hasta pública em curso”, é outra das áreas em foco.

O município pretende igualmente requalificar “cerca de 50 quilómetros da rede de estradas municipais, onde está estimado investimento de um milhão de euros”, assim como valorizar e melhorar os sistemas municipais de água e resíduos urbanos.

“Na vila de Castro Verde, a requalificação da rede de águas terá, finalmente, financiamento comunitário no Alentejo 2030 e um plano concreto de requalificação nas ruas mais antigas”, precisou, acrescentando que, quanto aos resíduos urbanos, “em 2024 terá pleno arranque o processo de biorresíduos (sistema porta a porta)”.

No comunicado, a câmara municipal indicou ainda que destina no próximo ano mais de 680 mil euros para transferências para todas as juntas de freguesia – com um reforço de 7,5% nos contratos Interadministrativos -, e à volta de 761 mil euros em apoios para associações, clubes e organizações sociais do concelho.

Os documentos previsionais ainda têm de ser apreciados, este mês, pela Assembleia Municipal de Castro Verde, onde o PS também tem maioria.