A Cáritas Diocesana de Beja acaba de anunciar que viu aprovada a nova candidatura apresentada para a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
Segundo a associação, citada pela Rádio Pax, o CLAIM de Beja, cujo período de funcionamento terminou no final do ano passado, tem agora condições para continuar a trabalhar até 2026.
A Cáritas lembra que o Centro Local “é um serviço de atendimento, com várias atividades de informação, capacitação e orientação, que possibilitam uma oportunidade para a regularização e a promoção da interculturalidade a nível local”.
Estes Centros prestam apoio e informação em áreas como “regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde e educação”, adianta a mesma fonte.
Assim, o horário de funcionamento do Centro será adaptado às necessidades dos migrantes que têm compromisso com o trabalho ou estudos, além de prestar apoio das 9:00 às 17:00 durante três dias da semana e das 11:00 às 19:00 durante dois dias.
Está assegurado também um serviço itinerante pelos concelhos de Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito.
Note-se que o Centro da Cáritas Diocesana de Beja é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.
Fotografia de cm-palmela.pt