A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe amanhã, quarta-feira (26), pelas 10:30, a iniciativa “À conversa com... CAPICUA”, uma tertúlia com a cantora, compositora e escritora Ana Matos Fernandes.
A artista, mais conhecida por Capicua, nasceu no Porto durante os anos 80 e, na década seguinte, descobriu a cultura hip-hop, tornando-se rapper nos anos 2000. Com formação em Sociologia, foi a música que se tornou o seu principal ofício, sendo também “conhecida pela sua escrita emotiva, feminista e politicamente engajada”, escreve o município, em comunicado.
Capicua tem duas mixtapes e três álbuns em nome próprio, um álbum de remisturas, dois discos-livro direcionados para as crianças, um álbum luso-brasileiro colaborativo e um EP gravado ao vivo.
Nos últimos dez anos, têm sido vários os seus concertos, workshops e projetos sociais, tendo conquistado um público muito diversificado e somado colaborações com vários artistas lusófonos. Ao longo do seu percurso, tem-se também dedicado à escrita de crónicas na revista Visão e no Jornal de Notícias, e, no ano passado, lançou o seu primeiro livro, intitulado “Aquário”.
A artista vai também estar no encerramento das comemorações “Abril em Odemira”, esta noite (25), no Palco Revolução, a partir das 21:30.
Fotografia de observador.pt