24 Janeiro 2020      10:20

Está aqui

Beja vai receber encontro anual de ministros e comissários europeus

A cidade de Beja recebe este ano a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia.

O encontro decorre no próximo dia 1 de fevereiro, com a participação dos primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália. Para além destes governantes europeus participarão ainda no encontro os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

O Grupo dos Amigos da Coesão é um grupo de 16 Estados da União Europeia, que tem como objetivo reduzir as disparidades nacionais e regionais nos países que participam no projeto europeu.

Segundo Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, "com o aproximar da fase final das negociações sobre o quadro financeiro plurianual, Beja acolherá uma reunião em que se vai reafirmar o papel central e a importância da Política de Coesão no Orçamento da EU para a geração de condições benéficas para as regiões e Estados membros, bem como para os cidadãos e crie valor acrescentado para a UE como um todo".