O distrito de Beja é o terceiro distrito português onde se paga mais em energia em despesas domésticas, revela um estudo do Payper, um comparador de tarifários e ferramenta para a gestão das contas mensais.
De acordo com o Jornal de Notícias, a despesa doméstica mensal com eletricidade em Beja ronda os 79,85 euros. Em primeiro lugar nesta tabela estão Bragança, com uma média de 107,59 euros por mês, e Leiria com uma média de 81,97 euros.
O mesmo estudo revela que, em 2020, o consumo de eletricidade nas habitações subiu cerca de 23%, comparativamente com 2019. Adicionalmente, houve uma subida acentuada entre março e junho deste ano, e a despesa média mensal em eletricidade durante 2020 ascendeu a 70,55 euros.
O Payper conseguiu analisar a variação no consumo de eletricidade ao longo do ano, com base nas faturas inseridas na aplicação, utilizando um “algoritmo de inteligência artificial aplicado a 388 mil faturas”.
Relativamente às previsões para 2021, o Payper prevê que a despesa média em eletricidade por habitação possa descer até 13,5%, cerca de 61 euros por mês, numa situação de desconfinamento progressivo.
Já em matéria de impostos, a empresa prevê que “a redução do IVA para clientes domésticos com potência contratada até 6,9 kWh” aplicada nos primeiros 100 kWh de consumo poderá permitir uma poupança de 1,6 euros por mês, em média.
Para as famílias numerosas, que têm três ou mais filhos, prevê-se um desconto específico, que deverá entrar em vigor em março de 2021, “que permitirá beneficiar de um desconto na taxa intermédia de IVA nos consumos mensais até 150 kWh, ou seja, uma poupança de, em média, 2,23 euros por mês, e de 26,76 euros por ano”, refere o Payper em comunicado.
Além disso, o estudo revela que, em 2021, novos comercializadores deverão entrar no mercado, com ofertas mais competitivas. Note-se que o Payper é uma aplicação para telemóveis e online, de uso gratuito, que é utilizada para a gestão das contas mensais e para comparação dos diferentes tarifários disponíveis no mercado.