21 Fevereiro 2019      16:14

Está aqui

Avis junta-se à rota da mítica Estrada Nacional 2

A histórica rota 66, nos Estados Unidos, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, foi imortalizada por Hollywood. Esta estrada museu norte-americana começa em Chicago, Illinois, e atravessa os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando em Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3 755 km. Mas o país, particularmente o Alentejo, também tem um dos mais belos troços de estrada do mundo, a EN2.

A Estrada Nacional 2, há 74 anos incluída no Plano Rodoviária português,  tem um total de 738,5 quilómetros, o que faz dela a terceira mais longa do mundo, a seguir à Route 66, nos Estados Unidos e à Ruta 40, na Argentina.

A EN2 atravessa 36 concelhos, grande parte alentejanos, e está a consolidar-se como rota turística, com enfoque para locais de alojamento, património e restauração, além de pontos de interesse histórico. Para o efeito foi constituída formalmente em 2016 a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2).

O Município de Avis é o mais recente associado, já que a estrada passa no concelho de Avis, aproximadamente, entre os Kms 466 e 469, na Freguesia de Aldeia Velha.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, pretendendo incentivar os turistas nacionais e estrangeiros a atravessarem a Rota da EN2, lançou o Passaporte da EN2, através do qual podem os seus possuidores ir recebendo carimbos pelos locais por onde vão passando, ao longo desta grande Rota que se estende de Chaves até Faro. Em Avis, este documento promocional da Rota da EN2 encontra-se à venda no Posto de Turismo de Avis, pelo preço de 1 €.

 
Imagem de capa de Constantino Leite
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.