Tribuna Alentejo
silvia_pinto_nova-720x430
Curiosidades

Arraiolos vai salvar velho Palácio dos Condes do Vimieiro

A Câmara Municipal de Arraiolos já aprovou a aquisição do  “Palácio dos Condes do Vimieiro” ou “Quinta e Palácio dos Condes do Vimieiro”, imóvel homologado como de “IM – Interesse Municipal” desde 1990.

O atual palácio (construído entre 1770 e 1790, por D. Sancho de Faro e Sousa (1735-1790), governador da praça de Estremoz, 11.º senhor e 4.º conde do Vimieiro, que ali nasceu e viveu durante largos anos) conserva ainda vestígios arquitetónicos do paço quinhentista e foi objeto de doação à Santa Casa da Misericórdia no último quartel do século XX.

Trata-se de um edifício com grande valor histórico e cultural, “por força das suas características e marcas arquitetónicas”, incluindo o seu jardim que evidencia a sensibilidade da poetisa D. Teresa de Melo Breyner, mulher de D. Sancho de Faro e Sousa.

No referido jardim destaca-se a “Fonte-obelisco” construida em 1774, cujo desenho neoclássico se deve atribuir ao engenheiro francês Guilherme Luís Antoine de Valleré .

Sílvia Pinto, a Presidente da Câmara, defende que “aquisição representa um investimento de  116.000,00€” sendo que a decisão tomada “é fundamental para a preservação deste património Vimieirense”, relembrando que “sobretudo a posterior reabilitação e requalificação, para além de consubstanciarem a proteção e salvaguarda de um património material irrepetível e de elevado valor histórico, constituirão também um importante fator de dinamização sócio-cultural e de atratividade, não apenas daquela freguesia, mas antes de todo o concelho, com toda a cadeia de ganhos que lhe está inerente.”

 

Imagem de capa de Diana.FM

 

 

Artigos relacionados

Odemira celebra os sabores do mar com Semana Gastronómica de 21 a 27 de setembro

Redação Alentejo

Crianças de Avis vão plantar oliveiras e receber o próprio azeite até fazerem 18 anos

Redação Alentejo

Anúncio fúnebre em Beja gera polémica nas redes sociais. Agência Funerária diz que foi um pedido da família

Redação Alentejo

Vendas Novas vai tentar bater o seu próprio recorde de maior bifana do mundo. Objetivo está nos 20 metros de comprimento

Redação Alentejo

Redondo vai construir centro dedicado ao misticismo e à herança eremita da Serra d’Ossa

Redação Alentejo

Julie, a última elefanta de circo em Portugal, inaugurou hoje o santuário de elefantes no Alentejo

Redação Alentejo