24 Abril 2024      12:07

Está aqui

Alunos de Arquitetura do Politécnico de Milão visitam Mértola

O município de Mértola recebeu, no âmbito do seu protocolo com o Instituto Politécnico di Milano, alunos do curso internacional de arquitetura “More Than Cities”, que visitaram o concelho durante dois dias.

Em comunicado, a autarquia refere que o principal objetivo da visita foi “proporcionar aos alunos uma experiência ‘in loco’ das aldeias que serão o foco dos projetos académicos que serão desenvolvidos durante o curso”.

O grupo, composto por 39 alunos e alunas provenientes de diversas partes do mundo, incluindo países como Líbano, Irão, China, Turquia, Equador, Uruguai, México, Argentina, Itália, Espanha, entre outros, foi acompanhado por dois professores.

Segundo a mesma fonte, o programa da visita incluiu uma palestra/aula, onde “renomados arquitetos partilharam conhecimentos e perspetivas acerca de questões de sustentabilidade e inovação”.

Entre os palestrantes estavam a arquiteta Lívia Tirone, especialista em conceitos de sustentabilidade, João Soares, diretor do curso de arquitetura do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, Filipa Frois Almeida, do estúdio FHAR, e Filipe Paixão, do estúdio Corpo Atelier.

Após a sessão, cada grupo de alunos apresentaram as primeiras propostas de trabalho para as seis aldeias selecionadas: Corte Sines, Corte do Pinto, Pomarão, Mesquita, S. Miguel do Pinheiro e Namorados.

A autarquia lembra que este programa de parceria com o Instituto Politécnico di Milano está na sua segunda edição e encontra-se alinhado com a estratégia “Mértola, Laboratório para o Futuro”, que visa fortalecer as conexões entre Mértola e instituições académicas, centros de investigação, inovação e criatividade em todo o mundo.