Tribuna Alentejo
turismo
Alentejo

Alentejo regista a melhor recuperação turística do país em julho

O Alentejo teve a melhor recuperação turística em julho, impulsionada pelo turismo interno, com a menor descida homóloga do país, de 25,8% no número de dormidas, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a estimativa rápida da atividade turística, citada pela Lusa, o Alentejo continuou a apresentar a menor diminuição no número de dormidas em julho deste ano, descendo 25,8% (-6,6% no caso dos residentes e -63,3% no de não residentes) e totalizando as 267,7 mil.

Ainda segundo os dados divulgados pelo INE, em julho de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1 milhão de hóspedes e 2,6 milhões de dormidas, o que corresponde a variações homólogas negativas de 64,0% e 68,0%, respetivamente, depois de em junho as descidas terem sido de 82,0% e 85,2%, pela mesma ordem.

A recuperação deve-se sobretudo aos residentes, cujas dormidas atingiram 1,7 milhões e representaram 65,5% do total (diminuição de 31,3%, depois de uma descida de 59,7% em junho, face ao mesmo período de 2019). Já as dormidas de não residentes terão decrescido 84,2%, em julho, quando em junho tinham diminuído 96,2%, situando-se em 906,6 mil. Os hóspedes residentes terão sido 719,3 mil, uma redução de 32,7% (-60,3% em junho) e os hóspedes não residentes terão atingido um total de 305,8 mil, recuando 82,8% (-95,6% no mês anterior).

Em relação aos principais mercados emissores, os decréscimos foram superiores a 65% em julho, porém, menores do que no mês precedente, em que foram superiores a 90%. No período em análise, os primeiros dados indicam que 27,6% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (46,3% em junho).

 

Fotografia de jornalistaruirosa.pt

Artigos relacionados

Preço das casas subiu mais de 17% em todo o Alentejo no primeiro semestre de 2026

Redação Alentejo

Alentejo enfrenta acentuada amplitude térmica. Temperaturas vão oscilar entre os 8º e os 21º

Redação Alentejo

Governo distribui novos tratores florestais pelos Municípios. Entre hoje e amanhã Alentejo vai receber 20 máquinas pesadas

Redação Alentejo

Alentejo 2030 destina 15 milhões à Protecção Civil regional

Redação Alentejo

Fábrica de azeite de Fortes em Ferreira do Alentejo “nunca incumpriu” qualquer regra ambiental vigente

Redação Alentejo

Vai ficar quente. Alentejo volta aos 30º de temperatura

Redação Alentejo