14 Abril 2016      17:16

Está aqui

ALENTEJO VAI TER NOVO MUSEU

O Palácio dos Henriques, conhecido em Estremoz como Palácio Tocha, vai ser transformado em Museu do Azulejo pela Fundação Berardo, proprietária do imóvel.
A recuperação do imóvel está a cargo da própria Fundação Berardo, que adaptará a estrutura para receber o novo espaço museológico.
 

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, em declarações avançadas ao Ardina do Alentejo, a recuperação do espaço, um imóvel setecentista, classificado como Monumento de Interesse Público. poderá começar a partir de Julho ou Agosto, depois de aprovada uma candidatura a apoio comunitário.
 
O site da Câmara Municipal de Estremoz, este palácio foi construído em inícios do século XVIII, para residência do Capitão Barnabé Henriques

O primeiro piso oferece-nos uma bela amostra do que foi a azulejaria portuguesa, barroca e rococó, dos reinados de D. João V (1707-1750), D. José (1750-1777) e D. Maria I (1777-1816), nomeadamente a Sala das Batalhas (importantes batalhas da história regional), a Sala de Neptuno (que representa o Triunfo de Poseidon e Ampritite) e a Sala de Hércules (Hércules Matando a Hidra de Lerna e vida quotidiana da época de D. José).

 
Imagem de capa daqui.