2 Janeiro 2024      11:05

Está aqui

2023 foi “o melhor ano turístico de sempre” para o Alentejo

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo

O ano de 2023 para o Alentejo foi “o melhor ano turístico de sempre”, estando a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo a trabalhar para que 2024 supere os resultados deste último ano.

Em declarações à Planície, José Manuel Santos, presidente da ERT, afirmou que, “até outubro deste ano, o Alentejo liderou em termos de destinos turísticos regionais e liderou o crescimento no segmento nacional próximo dos 7%. Assistimos a uma diminuição das dormidas de residentes, mas aquilo que podemos constatar é que o Alentejo ganhou quota de mercado e este é um aspeto que eu gostava de salientar em 1.º lugar”.

Além disso, o responsável destacou “a recuperação em termos da procura externa para os níveis pré-pandemia”, apesar de em 2022 não ter ainda havido essa recuperação no número de hóspedes.

No entanto, até outubro deste ano, já foi possível estar a par com o ano de 2019, naquela que é “uma recuperação significativa de alguns mercados de longa distância, nomeadamente o norte-americano”.

José Manuel Santos sublinhou ainda “o crescimento de mercados europeus, como o italiano”, apesar de, no mercado brasileiro, a recuperação ainda não estar “totalmente consolidada, mas estamos a caminho de a conseguir”.

Note-se que o presidente da ERT assumiu funções em julho de 2023, facto que o responsável assume como demonstrativo “de uma nova ambição, no sentido de procurarmos de uma forma mais eficiente e mais capaz, valorizar e converter um trabalho da organização de um produto e da oferta, em mais notoriedade, em mais visitantes e em mais dormidas para o Alentejo”.

Contudo, 2024 avizinha-se um ano desafiante: “os dados que temos, apontam para um 1º trimestre com um nível de reservas e de procura bom, em linha com o ano de 2023. As previsões apontam para um ligeiro decréscimo do Produto Interno Bruto Nacional (PIB) para 2024. No entanto, as previsões para a Europa e para a União Europeia, é de crescimento do PIB e aumento do poder de compra das famílias muito positivos. Não nos podemos esquecer que dos nossos 10 mercados, 8 são europeus”, afirmou José Manuel Santos.

Para este ano, a expetativa é a de que o mercado nacional “continue a ser relevante e preponderante para o Alentejo e que consigamos crescer nos mercados internacionais e de proximidade, com o trabalho de afirmação que estamos a desenvolver. A nossa perspetiva é de otimismo para o ano que aí vem”, destacou o presidente da ERT.

 

Fotografia de turisver.pt