24 Setembro 2015      12:30

Está aqui

UM ALENTEJANO NAS ARÁBIAS

João Prates não é um desconhecido para quem acompanha o Campeonato Nacional de Seniores em futebol. Natural de Montargil, no distrito de Portalegre, é formado em "Psicologia do Desporto".

Conta com passagens por clubes como o Galveias, Brotense e Elétrico, antes de ter chegado às camadas jovens do Sporting Clube de Portugal, tendo feito após isso passagens pelo União de Montemor e Atlético de Reguengos, onde foi campeão.

Pois agora vai mudar-se para a Arábia Saudita e nem queria acreditar quando recebeu o convite para treinar a equipa de sub-20 do Hajer FC.

"A minha primeira reação foi de algum receio" o que o fez aconselhar-se. "Conversei com o José Peseiro, (...) ele aconselhou-me a vir". E foi.

João Prates é preletor em ações de formação na sua área de formação, bem como formador de treinadores na Associação de Futebol de Évora. Para além disso é o que se chama idealista de um modelo próprio, aplicando uma filosofia de jogo "criada" por si próprio. Um criativo, portanto.

Mas o alentejano não esquece a pedagogia e prepara-se para aproveitar esta experiência longe de casa, para escrever um livro.

"Estou a pensar escrever um livro ligando a área da psicologia, ao qual estou ligado, e à adaptação a uma nova realidade, porque em Portugal, estamos cada vez mais dispostos a ir para fora, mas quando chegamos ao destino ficamos surpreendidos por ser tudo tão diferente".

Boa sorte, é o que lhe desejamos.

Imagem daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.