5 Dezembro 2015      02:20

Está aqui

ÉVORA TRAVA COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) decidiu por unanimidade, emitir pareceres favoráveis às candidaturas da Delegação Regional da Cruz Vermelha Portuguesa e a da União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro ao Programa Escolhas.

A candidatura da Cruz Vermelha Portuguesa vem dar resposta à problemática da pobreza e exclusão social de crianças e jovens e pretende incentivar os jovens que se encontrem nessas situações a não abandonar a escola, lutando contra o abandono e insucesso escolares na União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras. Esta proposta reveste-se de um carácter quase familiar por promover a intervenção em parceria, com recurso ao conhecimento da comunidade em questão e fazendo uso do empreendedorismo e da capacitação dos jovens das áreas de atuação.

Já a candidatura da União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro, pretende também responder às problemáticas do absentismo e insucesso escolar, jovens NEET e jovens com comportamentos desviantes no espaço geográfico da freguesia. Também recorrendo a parcerias e aos conhecimentos já existentes, a preocupação centra-se na promoção da cidadania junto dos jovens, embora procure também atuar na área da saúde, em especial sobre o planeamento familiar.

O Programa Escolhas – de âmbito nacional e promovido pelo governo -  tem como objetivo a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Estrutura-se em cinco áreas estratégicas de intervenção: Educação e formação; Empregabilidade e emprego; Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários; Inclusão digital; e Capacitação e empreendedorismo.

Foi criado em 2001 e vai para a sua sexta geração. É promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, IP e financiado pelo Instituto da Segurança Social, pela Direção Geral de Educação e pelo Fundo Social Europeu, através do POCH/QREN.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.