Está aqui

Curiosidades

Projeto “Monforte Sacro” distinguido com prémio SOS Azulejo

O grande prémio SOS Azulejo 2022-23 foi atribuído, pelo Museu da Polícia Judiciária, ao projeto “Monforte Sacro”, que apresenta cerca de 16 mil azulejos que remontam ao século XVIII e que retratam a vida da rainha Santa Isabel, revelou aquela autoridade.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Monforte e pela Santa Casa da Misericórdia local, este projeto passou pela reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, tendo a inauguração do museu acontecido em outubro de 2023, após um investimento de cerca de 800 mil euros.

Vinho produzido em Estremoz é o melhor do ano

O vinho tinto Júlio B. Bastos Alicante Bouschet de 2018, do produtor Dona Maria (Estremoz), foi considerado o vinho do ano no 11.º Concurso Vinhos de Portugal, que avaliou mais de 1300 referências candidatas ao título. 

De acordo com o jornal Expresso, neste concurso, promovido pela ViniPortugal, as referências passaram por uma avaliação que juntou 132 especialistas de referência do setor (108 nacionais e 24 internacionais), nomeadamente enólogos, sommeliers, wine educators e jornalistas, entre outros.

Vidigueira inaugura novo Parque Verde Urbano

A Câmara de Vidigueira (Beja) inaugura este domingo o novo Parque Verde Urbano da localidade, investimento avaliado em cerca de 2,6 milhões de euros e que teve comparticipação comunitária.

Em comunicado, o município alentejano explicou que o novo espaço “integrou uma candidatura ao [programa operacional] Alentejo 2020, com vista à reabilitação da Horta de São João”.

Etapa da Taça de Portugal feminina de ciclismo vai passar por Moura este domingo

O concelho de Moura, no distrito de Beja, recebe no domingo a terceira prova da Taça de Portugal feminina de ciclismo, destinada a atletas das categorias de Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters 30, 40, 50 e 60.

A prova, denominada “Corrida da Liberdade”, é organizada pela câmara municipal, em parceria com a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Algarve.

A partida está agendada para as 09:55 e termina cerca das 12:30, passando pela freguesia de Póvoa de São Miguel.

 

Portalegre promove conferência sobre Fernão de Magalhães

O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino recebe, no próximo dia 10 de maio (sexta-feira), uma conferência sobre Fernão de Magalhães, dinamizada por Margarida Lévy, conferencista, desde que se aposentou, em 2009, como Inspetora Superior Principal, sobre temas ligados à Literatura e Arte Portuguesas, à História dos Judeus Portugueses e a figuras históricas.

Documentário põe Alcácer do Sal no mapa da arqueologia internacional

O documentário “Villa dos Centauros”, da página Portugal Romano, cujo tema incide sobre os achados arqueológicos na zona do Porto da Lama, no concelho de Alcácer do Sal, vai participar em vários festivais internacionais.

A informação é adiantada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que explica que o documentário terá participação em festivais internacionais de cinema arqueológico, festivais de documentário e no Congresso Internacional da ICCM, que irá decorrer em Atenas (Grécia) em 2025.

Cidade do Vinho 2025 “importante” para concelhos da Serra d'Ossa

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, afirma que o título de Cidade do Vinho 2025 vai contribuir para a competitividade económica, a atração turística e marca identitária de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal.

Em declarações à agência Lusa, o responsável disse que o título de Cidade do Vinho 2025 “será muito importante para este território, para estes cinco municípios que se uniram em torno da égide da Serra d’Ossa, que funciona como ‘chapéu’ para a candidatura”.

Marvão organiza caminhada para lembrar contrabando do café

O município de Marvão vai promover, este sábado, a tradicional caminhada pelo antigo Percurso do Contrabando do Café, que homenageia esta que foi, em tempos, uma das principais atividades económicas do concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que o percurso, que se estende além-fronteiras e ao longo de mais de 9 km, partirá do Largo da Igreja de Galegos e passará pelos antigos trilhos do contrabando e por localidades historicamente ligadas à atividade, como Galegos, La Fontañera e Pitaranha, “uma zona de extraordinária beleza natural e paisagística”.

Alcácer do Sal volta a destacar Rota do Arroz

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai promover, de 9 a 12 de maio, a 4.ª edição da Rota do Arroz, abrangendo 58 restaurantes de todo o concelho.

Em comunicado, o município explica que a iniciativa conta com o apoio da APARROZ e pretende “fomentar a economia, preservar a identidade, os sabores e saberes tradicionais, valorizar os produtos endógenos e promover o território”.

A autarquia lembra ainda que a região de Alcácer do Sal “contribui significativamente para o total da produção nacional de arroz”.

 

Fotografia de lifestyle.sapo.pt

Turismo de Portugal aposta na literatura para desenvolver interior

Lídia Monteiro, vogal do Turismo de Portugal, disse, segunda-feira, em Buenos Aires, que está a ser feita uma grande aposta no turismo literário, pelo seu potencial para atrair visitantes e desenvolver o interior do país.

Páginas