11 Junho 2023      12:02

Está aqui

Universidade de Évora tem plano pioneiro para promover a mobilização estudantil

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora
Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) tornou-se a primeira instituição de ensino superior em Portugal a publicar um plano abrangente de participação estudantil.

Em comunicado, a UÉ revelou que o "Plano Integral de Participação Estudantil da UÉ (PIPE-UÉ 2022|2026)" tem como objetivo promover a participação estudantil na Universidade de Évora, contribuindo para o estabelecimento de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para a participação estudantil no contexto do ensino superior.

De acordo com a universidade, os objetivos do documento incluem "aumentar e melhorar o conhecimento, a cooperação, a formação e a sensibilização para a participação estudantil". A participação estudantil é vista como uma fonte de inovação social e um elemento fundamental para garantir uma governança eficiente e um sistema de ensino superior mais inclusivo.

Nesse sentido, afirma a UÉ, o Plano é uma peça-chave na estratégia desenvolvida para o cultivo de uma cultura de participação estudantil, uma vez que estabelece um conjunto amplo e coerente de ações que abrangem todas as dimensões em que a participação estudantil pode ser considerada. Trata-se de um plano integrado, alinhado de forma coerente com os objetivos e a estratégia da Universidade, e pressupõe o envolvimento de toda a comunidade académica.

Por fim, a Universidade explica que o plano foi elaborado no âmbito do projeto interuniversitário STUPS (Student Participation Without Borders | Participação Estudantil Sem Fronteiras), de ação transnacional, composto por cinco instituições europeias. Ao decidir participar do Projeto STUPS, a Universidade de Évora escolheu fazer parte de um grupo restrito de universidades que compartilham uma visão abrangente da participação estudantil, juntamente com a Universidad de Huelva e a University of Applied Sciences Upper Austria (Áustria).