29 Outubro 2021      16:54

Está aqui

Universidade de Évora celebra dia da sua fundação a 1 de novembro

A Universidade de Évora (UÉ) celebra, a 1 de novembro, o dia da sua fundação com a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo.

Em comunicado, a academia alentejana refere que “a data, que representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense, assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559”.

Assim, “à semelhança de anos anteriores”, na segunda-feira vão ter lugar “os tradicionais discursos da Reitora, do Presidente do Conselho Geral, do Presidente da Associação Académica e representante do Funcionário Não Docente, cabendo este ano ao Professor Filipe Rocha da Silva a lição inaugural”.

Adicionalmente, as comemorações incluem a atribuição de prémios relativos a desempenhos académicos do ano transato, “havendo ainda lugar para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores”, segundo a UÉ.

Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, está também marcada uma atuação de Grupos Académicos no Claustro do Colégio Espírito Santo.

As comemorações prolongam-se até ao final do dia, terminando com um concerto pela Orquestra Clássica da UÉ, pelas 16:30, no Auditório do Colégio do Espírito Santo.

Note-se que a Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal, pelo Cardeal D. Henrique. Segundo a academia, “ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto Medicina, Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico”.

 

Fotografia de visitevora.net