26 Março 2019      15:39

Está aqui

Toda a gente conhece o Tanaco em Portalegre

António J. Mendes Azeitona, mais conhecido por Tanaco, um célebre mecânico de Portalegre, vai ser homenageado em Portalegre a 30 de março.

Um dos mais populares personagens portalegrenses, também conhecido por Tanaco, vai ter a sua vida relembrada em livro, com dezenas de histórias recolhidas pelo filho, César Azeitona. Sob o lema: “Não quero chatices, só o tempo bem passado”, esta biografia faz também uma viagem pelo quotidiano portalegrense nas décadas de 50, 60, 70 e 80.

A edição dá pelo nome de: “António J. Mendes Azeitona” e é um tributo ao infelizmente já falecido Tanaco, numa edição perfumada (é verdade: perfumada) e será apresentada no mercado municipal de Portalegre a 30 de março (sábado), pelas 15:00 horas.

Do programa do evento consta ainda um passeio de automóveis clássicos, um beberete em que os queijos serão reis e uma bailarada à moda antiga. A entrada no mercado é livre.

 

Portalegre recebe Rota do Tanaco a 30 de março

No contexto do lançamento do livro “António J. Mendes Azeitona” tem lugar um passeio de automóveis clássicos por ruas e estradas de Portalegre. Está tudo agendado para o sábado 30 de março.

A concentração das viaturas é no Rossio portalegrense, pelas 14:00 horas. O percurso serpenteia a rua 1.º de Maio, subindo de seguida a serra. Na passagem pelo Rosal as buzinas vão apitar e depois descobrirão o Cabeço de Mouro – António J. Mendes Azeitona viveu e jogou à bola aqui. O cortejo desce até ao Bonfim (onde nasceu o mecânico António Azeitona Tanaco) e o estacionamento está assegurado junto da muralha do convento de São Bernardo – frente ao mercado.

Pelas 15:00 horas, deste sábado, será então feita a apresentação do livro da autoria de César Azeitona – 100 páginas que contam também a história de uma certa cidade de Portalegre. A iniciativa inclui beberete com prova de queijos e um inesquecível baile à moda antiga. Atividades que decorrem no mercado municipal de Portalegre.

De salientar que, neste mesmo dia, tem lugar um outro percurso de automóveis antigos pela serra de São Mamede. Este inicia-se logo de manhã e junto das instalações da MultiRibeiro, situadas na zona industrial de Portalegre. Os cordiais participantes desta concentração irão também juntar-se, com bandeirinhas, à Rota do Tanaco.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão