21 Abril 2023      10:27

Está aqui

Santiago do Escoural promove 2.º encontro de arte rupestre

Na sequência dos 60 anos da descoberta da Gruta do Escoural, que se assinalam este ano, vai realizar-se, no próximo fim de semana (dias 22 e 23 de abril), o “2.º encontro de arte rupestre do Escoural”, uma iniciativa integrada na 2.ª edição das Festas da Esteva.

De acordo com um comunicado da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, foi há mais de 17 mil anos que se realizou o “1.º encontro de arte rupestre do Escoural”, altura em que foram pintadas as paredes da gruta, reproduzindo cenas do quotidiano e do ambiente. Estas pinturas “são consideradas uma das mais antigas manifestações artísticas” existentes na Península Ibérica e “revelam a criatividade e sensibilidade” daqueles que foram os primeiros habitantes da região.

O objetivo deste “2.º encontro de arte rupestre do Escoural” passa por recriar esse primeiro encontro de arte, agora com artistas urbanos que, através da técnica do graffiti, vão fazer uma pintura mural diretamente inspirada pelas pinturas rupestres da gruta do Escoural.

Esta pintura mural vai mostrar como a arte rupestre da altura e a arte urbana dos tempos atuais se interligam, sendo “duas formas de expressão artística que usam o espaço público como tela e que refletem a cultura e a identidade dos seus autores”.

Este evento apresenta-se, assim, como “uma oportunidade de valorizar o património cultural e artístico da região”, enquanto promove um diálogo sobre o passado, as diferentes épocas e os vários estilos de arte.

Este encontro vai contar com vários artistas de renome, como Jope, Klit, Mosaik, Acer, Bray Bonus, MarFrame01 Fraude Eko e Ram, estando a curadoria a cargo de Robert Panda, artista da freguesia.

A Festa da Esteva, que se realizou pela primeira vez no ano passado, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural que se realiza durante três dias, cheios de iniciativas ligadas à música, cultura, arte e gastronomia desta região alentejana. 

Este evento surge associado à primavera, uma vez que o seu nome “foi inspirado numa planta predominante na região do Alentejo carregada de simbolismo, porque é resiliente, sobrevive em terrenos difíceis, necessita de pouca água e tem imensas propriedades”, explica a Junta de Freguesia, que acrescenta ainda que esta é uma planta rústica, “cuja flor parece tão frágil quanto é bela, mas que esconde mais do que aparenta”, uma vez que, na verdade, é “uma valente solitária, que contém e reflete na perfeição muita da bravura e resiliência do Homem e do território alentejano”.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Festa da Esteva começa hoje, sexta-feira (21), com uma noite de fados no Mercado do Escoural, que tem início às 22:00. 

O dia de amanhã, sábado (22), fica marcado pelo arranque do “2.º encontro de arte rupestre do Escoural”, no campo de Feiras. A inauguração do mural representativo deste encontro está marcada para as 17:00 e vai contar com a presença de Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Também para sábado, estão agendadas várias outras atividades, que decorrem na antiga Escola EB2 e são desenvolvidas pela Giesta – Associação Cultural, Cívica e Ambiental, e atuações musicais, no Pavilhão Multiusos, do Grupo Coral Turma Artes do Barulho da Universidade Sénior do Seixal, do Grupo Coral Flores do Monfurado, do Escoural, e do cantor Luís Portela.

 

Fotografia de dn.pt