29 Abril 2023      11:55

Está aqui

Reguengos de Monsaraz estuda serviço de transportes públicos

Marta Prates, Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz
Marta Prates, Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, está a estudar a possibilidade de implementar um serviço de transportes públicos urbanos no concelho. A autarquia já iniciou um período de consulta pública para entender as áreas que precisam ser abrangidas e a disponibilidade dos residentes para usar um sistema de transporte.

Esta iniciativa está inserida na Rede Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais (RURBAN Link), que é uma das quatro redes de cidades circulares selecionadas e constituídas no verão de 2021, orientada principalmente para o tema prioritário de relações urbano-rurais e, complementarmente, para os temas transversais de transição digital e equidade e inclusão social.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, em declarações ao "O Digital" o objetivo é melhorar a mobilidade dentro do concelho, já que há um grande problema de mobilidade na região. "Todos nós nos queixamos da questão da mobilidade, pelo que seria muito importante para nós ter uma rede de transportes públicos em nosso concelho, para levar as pessoas de onde elas precisam para onde elas precisam", disse a edil.

A intenção de implementar o serviço de transporte público surgiu pela necessidade de mais opções de transporte, principalmente na área da educação, onde a Câmara Municipal fez um grande esforço financeiro este ano para adaptar os horários dos transportes aos horários dos alunos. Segundo Marta Prates, a autarquia está a fazer um estudo de viabilidade dentro do projeto RURBAN Link, começando com uma consulta pública para entender as necessidades da população e verificar a viabilidade econômica do projeto.

O inquérito realizado pela Câmara Municipal pretende entender os hábitos da população em relação à mobilidade, como se deslocam, a que horas, quantos carros têm em casa, quantas pessoas vivem no agregado familiar, entre outras informações relevantes para avaliar a necessidade e viabilidade do serviço.

Questionada sobre a qualidade do atual serviço de transporte público no distrito de Évora, a autarca afirmou que o serviço atual é o melhor que pode ser oferecido, mas em certos momentos não atende às necessidades da população.

Com a possível implementação do serviço de transporte público em Reguengos de Monsaraz, a autarquia espera melhorar a mobilidade e alavancar a economia local, proporcionando melhores condições de vida à população e melhorando as condições de visitação do concelho para quem se desloca para lazer.

 

_____________________

Nota: As declarações da presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz foram prestadas a "O Digital".