14 Junho 2024      11:21

Está aqui

Reguengos de Monsaraz está a contratar 20 funcionários

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai contratar duas dezenas de funcionários nos próximos meses, após reunião da autarquia realizada no passado dia 5 de junho.

Em comunicado, o município refere que vão ser “abertos procedimentos por recurso à mobilidade” para dois assistentes técnicos para o Balcão Único Municipal, um assistente técnico para a educação e três assistentes operacionais, nomeadamente para as funções de calceteiro, motorista de pesados e auxiliar de serviços gerais para a biblioteca municipal.

Além disso, na última reunião do Executivo, foi deliberada “a abertura de mais sete procedimentos para admissão de pessoal por tempo indeterminado”, o que significa que a câmara municipal vai contratar um técnico superior de engenharia civil e outro de arquitetura, um assistente técnico e cinco assistentes operacionais, nomeadamente um para carpinteiro, dois serventes, um eletricista e um tratorista.

Marta Prates, presidente do município, afirma, no mesmo comunicado, que “a autarquia tinha grandes limitações para a contratação de pessoal por causa do excesso de endividamento financeiro, pois só podia contratar em situações excecionais devidamente fundamentadas, como para fazer face a necessidades de serviço de funcionários que se aposentaram, desde que não houvesse um aumento de despesa com pessoal”.

Contudo, “no final de 2023, o executivo municipal já tinha reduzido a dívida em 4,46 milhões de euros, comparativamente com a divida existente no início deste mandato, que era de 21,10 milhões de euros, o que significava que estava 4,23 milhões de euros acima do limite do endividamento excessivo”, refere a autarca.

Assim, na assembleia municipal de abril foi “aprovada a saída do excesso de endividamento e a suspensão do Plano de Saneamento Financeiro, o que já permite que a câmara municipal possa efetuar as contratações necessárias para o mapa de pessoal”, adianta a responsável.

Segundo a mesma fonte, “após a saída do excesso de endividamento”, a autarquia “terminou recentemente dois procedimentos de contratação de técnicos superiores de sociologia e serviço social”, estando ainda a decorrer os concursos para quatro assistentes operacionais para auxiliares de serviços gerais, mecânico e turismo.

 

Fotografia de jornalpalavra.pt