Tribuna Alentejo
chuva
Ambiente

Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje, quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 12h as 18h de hoje, enquanto que o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 15h, e o distrito de Beja entre as 09h e as 15h.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Em comunicado, o IPMA avança ainda que esta situação persistirá pelo menos até sábado.

De acordo com a entidade, a precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã de hoje, evoluindo do litoral para o interior e poderá ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular na sexta-feira.

Quanto à temperatura, irá descer gradualmente, em especial os valores máximos e mais notoriamente hoje, podendo atingir entre 5 e 8 graus Celsius de diferença nas regiões do interior.

Segundo o IPMA, esta situação é causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar hoje a cerca de 600 quilómetros a norte da Madeira e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da região de Lisboa na sexta-feira.

O instituto refere ainda que “a evolução da depressão e da sua natureza tem vindo a ser monitorizada pelo IPMA e pelo National Hurricane Centre (NHC, responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico), tendo sido identificada uma probabilidade de 20% desta depressão extratropical se transformar numa depressão subtropical, isto é, adquirir algumas características que se verificam em ciclones tropicais”.

No entanto, o IPMA realça que esta possibilidade apenas se restringe a um período da sua trajetória sobre o mar e, portanto, sem afetar as regiões costeiras do território nacional (continente e ilhas).

Artigos relacionados

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo

AMCAL lança rede de recolha de óleos alimentares usados de última geração

Redação Alentejo

Quercus pede à Agência Portuguesa do Ambiente que não ceda às ameaças dos promotores imobiliários nas praias de Grândola

Redação Alentejo

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo