O projeto de execução para a construção da ponte internacional sobre o rio Sever está “concluído” e em “fase de avaliação” do impacto ambiental pela Agência Portuguesa do Ambiente, anunciou a Câmara Municipal de Nisa.
A informação, citada pela agência Lusa, refere que a ponte sobre o rio Sever vai ligar o município de Nisa, no Alentejo, a Cedillo, na Extremadura espanhola, e inclui mais de 12 quilómetros de vias rodoviárias que permitirão reduzir 85 quilómetros no percurso que atualmente é preciso fazer por estrada entre as duas localidades.
Este projeto envolve um investimento de nove milhões de euros, oriundos de fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando igualmente inscrito na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriça que Portugal e Espanha acordaram em 2020.
Numa nota publicada na página de Internet da Câmara de Nisa, é explicado que estão a decorrer “em paralelo” os processos de expropriações para reabilitar estradas e construir uma ligação ao ponto de encontro da nova ponte.
“Em paralelo, e tendo por objetivo a reabilitação do Caminho Municipal (CM) 1139 (desde Montalvão) e consequente construção da estrada para a ligação ao ponto de encontro da nova ponte, na margem sul, a Câmara Municipal de Nisa está a proceder à negociação das ‘expropriações’ de cerca de 50 000 m2 em mais de 30 dezenas de prédios rústicos pertencentes a 25 proprietário”, pode ler-se na nota.
A autarquia acrescenta ainda que, dos contactos estabelecidos com os proprietários, existe a “manifestação de declaração de cedência gratuita por parte de 20 proprietários”, o que representa “90%” da área.
Fotografia de pt.wikipedia.org