Tribuna Alentejo
politecnico
Educação

Politécnico de Portalegre quer criar Academia para o Hidrogénio

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, apresentou uma manifestação de interesse ao IPCEI-Hidrogénio (Important Project of Common European Interest), que recebeu um parecer favorável.

Das 70 manifestações de interesse para o desenvolvimento de projetos, 37 obtiveram parecer positivo, entre elas a do Politécnico de Portalegre.

Em declarações à Rádio Portalegre, Paulo Brito, do IPP, disse estar “orgulhoso” e que, com a aprovação desta candidatura, o financiamento para a execução da Academia para o Hidrogénio em Portalegre poderá ser uma possibilidade.

O responsável sublinhou também que o Instituto tem desenvolvido uma estratégia e um trabalho consistente na área do hidrogénio, elaborando um conjunto de projetos, quer de formação, quer de investigação.

Sendo um elemento químico gasoso, inodoro, insípido, incolor e não tóxico, o hidrogénio é uma alternativa que pode ter uma contribuição significativa em todo o mix energético. Pode ter diversas aplicações e vantagens ao nível do armazenamento de energia renovável, podendo ainda ser estabilizador da rede elétrica, em aplicações em mobilidade elétrica, como combustível e numa vasta gama de aplicações industriais.

Artigos relacionados

UE financia formação em mecânica aeronáutica em Ponte de Sor

Redação Alentejo

Estudantes da Universidade de Évora protestam contra aumento das propinas

Redação Alentejo

Mia Couto e Tarantini nas Jornadas de Educação de Beja

Redação Alentejo

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se hoje com estudantes de Almodôvar, para falar sobre livros e o digital

Redação Alentejo

Estudantes marcam manifestação contra aumento das propinas previsto para 2027

Redação Alentejo

Évora e Portalegre destacam-se no País com as mais baixas taxas de criminalidade escolar

Redação Alentejo