Tribuna Alentejo
presidente_luis_loures_-_politecnico_de_portalegre_web_0
Educação

Politécnico de Portalegre com projetos internacionais de 1,7M€

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) acaba de anunciar o seu envolvimento em três novos projetos de investigação, em cooperação com parceiros nacionais e europeus, num investimento superior a 1,7 milhões de euros.

Em comunicado, citado pela Lusa, o IPP explica que os três novos projetos estão a ser desenvolvidos no Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos (VALORIZA).

Os projetos, direcionados para o campo de ação da sustentabilidade ambiental, intitulam-se por “Distil'inno”, “XRAqua” e “AG-Power”.

De acordo com o IPP, o projeto “AG-Power” foi aprovado pela Clean Energy Transition Partnership (CETP) e tem como objetivo permitir que os sistemas de bioenergia tenham “um desempenho mais elevado”, uma “maior quota” de produção de energia e uma “maior flexibilidade” das matérias-primas, com “emissões de carbono negativas”.

Para atingir este objetivo, pretende-se desenvolver e validar uma tecnologia de gaseificação de alta pressão necessária no novo sistema “Biomass-fired Top Cycle”, para converter resíduos agrícolas em eletricidade, carvão vegetal e calor.

Além do IPP, o projeto agrega um conjunto de parceiros internacionais, designadamente a KTH, Phoenix Biopower, RISE (Suécia) e TUF (Alemanha).

Este projeto conta com um financiamento superior a 1,2 milhões de euros, dos quais compete ao IPP a execução de mais de 124 mil euros.

Desenvolvido com a empresa Iberponics, o projeto “XRAqua” visa a criação de um “programa piloto inovador” que combine um sistema aquapónico do mundo real com uma aplicação XR interativa.

“O projeto surge para colmatar a lacuna de recursos educativos com elementos imersivos e interativos, necessários para despertar a curiosidade e inspirar as futuras gerações de cidadãos ambientalmente conscientes”, lê-se no documento.

Com financiamento do Horizonte2020, programa-quadro comunitário para a investigação e inovação, este projeto conta com um apoio superior a 229 mil euros, cabendo ao IPP a execução de mais de 108 mil euros.

Por último, o projeto “Distil'inno” passa por “incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa” dos jovens das escolas secundárias agrícolas europeias, com base na valorização dos recursos naturais locais, através de técnicas de destilação (álcool ou perfume).

O projeto, que envolve parceiros franceses, italianos e a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (Beja), foi aprovado pelo programa Erasmus+ e tem um financiamento de 250 mil euros, sendo o IPPP o responsável pela execução de mais de 50 mil euros.

 

Artigos relacionados

UE financia formação em mecânica aeronáutica em Ponte de Sor

Redação Alentejo

Estudantes da Universidade de Évora protestam contra aumento das propinas

Redação Alentejo

Mia Couto e Tarantini nas Jornadas de Educação de Beja

Redação Alentejo

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se hoje com estudantes de Almodôvar, para falar sobre livros e o digital

Redação Alentejo

Estudantes marcam manifestação contra aumento das propinas previsto para 2027

Redação Alentejo

Évora e Portalegre destacam-se no País com as mais baixas taxas de criminalidade escolar

Redação Alentejo