2 Fevereiro 2024      09:41

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Novo bairro comercial digital toma forma em Monsaraz

O município de Reguengos de Monsaraz está a promover um projeto para criar, na vila medieval de Monsaraz, um bairro comercial digital para capacitar as empresas de comércio e serviços na área das tecnologias e na modernização dos seus negócios.

Em comunicado, a autarquia explica que o projeto foi candidatado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como parceiros a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e a AHRESP – Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal.

Neste sentido, a Câmara Municipal vai investir 385 mil euros no bairro comercial digital, tendo obtido um financiamento de 346 mil euros do PRR para “impulsionar o polo urbano comercial de Monsaraz, ligando a história, a cultura e a paisagem presente nos produtos e serviços locais à tecnologia e modernização dos negócios”.

A área de intervenção do projeto abrange cerca de 40 empresas nos setores do alojamento local, restauração, têxteis, bebidas, agricultura, comércio a retalho e atividades recreativas, entre outras, localizadas no núcleo urbano da vila medieval e nos arrabaldes.

De acordo com o município, o primeiro eixo de intervenção do projeto, denominado “Conectar e harmonizar Monsaraz”, visa “dotar o espaço com equipamento que permita a utilização das soluções digitais, através da instalação de cobertura wi-fi para assegurar a conetividade dos clientes das empresas, mas também de mobiliário urbano (mupi) que possibilite ao público aceder a informação de forma interativa para conhecer o comércio e a respetiva oferta”.

Já o segundo eixo, “Marketplace Viver Monsaraz”, vai “dinamizar canais de venda online para os comerciantes, para que os seus produtos e serviços tenham visibilidade e cheguem a públicos diversificados em todo o mundo”.

Nesta área, o projeto vai criar e implementar uma plataforma digital para negócios Marketplace constituída por website e aplicação para IOS e Android, assim como “editar e inserir os conteúdos dos comércios e serviços no Marketplace e organizar duas sessões de demonstração da plataforma aos comerciantes para que consigam autonomamente colocar os conteúdos no canal de vendas online”.

O terceiro eixo de intervenção, denominado “Experiência de consumo Viver Monsaraz”, tem como objetivo “implementar soluções que promovam a experiência de consumo dos visitantes do bairro comercial digital e monitorizar o consumo online para definição de estratégias comerciais”.

Assim, “para que exista uma ligação entre a oferta e os consumidores, será desenvolvido um sistema de gestão do tráfego online para se conhecer o alcance dos produtos e serão instalados sistemas que proporcionem realidade aumentada”, acrescenta a mesma fonte.

Por fim, o último eixo, “Sustentabilidade de Monsaraz”, pretende “contribuir para a sustentabilidade do bairro comercial digital através da criação de um modelo de negócio sustentável, estimulando a literacia digital dos empresários para que no futuro possam utilizar novas soluções”.

Neste âmbito, está prevista a criação de um plano anual de formação em tecnologias digitais, a conceção de um plano de comunicação, a contratação de um gestor do bairro e a consultoria para a elaboração da candidatura e desenvolvimento do plano de negócios.