1 Maio 2019      18:06

Está aqui

Moura é azeite, gastronomia e a centenária Água Castello

Toda a gente a conhece, a maioria já a bebeu mas nem todos saberão que é alentejana, que é comercializada há 120 anos e que é de Moura. Falamos da célebre Água Castello, uma das mais antigas águas minerais engarrafadas, fundada em 1899 pela empresa Águas de Moura e que ganhou estatuto nacional pela sempre inovadora e original forma de publicitação.

O Município de Moura reconhece o orgulho que a marca encontra naquela comunidade do Baixo Alentejo e dedica-lhe este ano uma exposição, integrada na sua célebre Feira de Maio, que decorre de 9 a 12 de maio, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, junto com a 10.ª Mostra de Aromas e Sabores. “Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo”, cujo o tema central do certame que pretende dar destaque ao azeite, à olivicultura, à gastronomia e aos produtos regionais.

A sessão de inauguração decorrerá na quinta-feira, dia 9, pelas 19:00 no Auditório Miguel Urbano Rodrigues, na Comoiprel, seguindo-se a inauguração da exposição “120 anos da Água Castello” e a atuação da Sociedade Filarmónica União Musical “Os Amarelos”.

Na sexta-feira, 10, no Pavilhão 1 realiza-se, pelas 10:30, o “Ciência à la carte” – atividades de ciência para o público escolar. O Auditório do Azeite recebe, também pelas 10:30, o colóquio “Variedades de Oliveiras Portuguesas: um património diferenciador de qualidade” e no Auditório Miguel Urbano Rodrigues, às 14:30, acontece o colóquio “Água, Olival, Azeite e Infraestruturas – Presente e Futuro no Alentejo”. À noite, a partir das 22 horas, sobem ao palco principal da Feira de Maio “Os Caprichosos e Maria Infante”, seguindo-se, às 23:30, a atuação de Ricardo Infante.

Sábado, o terceiro dia do certame, o destaque vai para o Roteiro Temático da Água que se realiza às 9:30, às 10 horas o Auditório do Azeite acolhe o colóquio “Projeto de Reabilitação do Solo – Apresentação do Projeto URSA” e pelas 11 horas tem lugar o Encontro de Produtores de Plantas Aromáticas e Medicinais, no Jardim das Oliveiras. O Pavilhão 1 recebe, às 16 horas, a iniciativa Confeção de “Iguarias com Azeite de Moura” para crianças e às 17 horas realiza-se a 2.ª Grande Corrida dos Produtores de Azeite do Alentejo. A partir das 22 horas, no palco principal, tem lugar o espetáculo musical com os “Classe Operária” e pelas 23:30 tem início a Festa M80 em 3D.

No domingo, 12, último dia da Feira de Maio, o destaque vai para a realização, a partir das 7 horas, da III Prova Taça FAC Santo Huberto e pelas 10:30 tem lugar uma visita guiada à exposição “120 anos da Água Castello”. Às 18 horas o destaque vai para a atuação do Grupo de Sevilhanas e Flamenco do Conservatório Regional do Baixo Alentejo “Las Gitanillas” e pelas 20 horas o espetáculo musical com o Grupo de Música Popular “Kant” encerra a Feira de Maio, neste ano de 2019. De referir que durante os dias do certame, estará disponível, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura, a feira tradicional, tasquinhas, degustação de produtos locais, espaço Ludoteca e exposições, com destaque para a mostra de raças autóctones locais.

 

Imagem de capa de Ricardo Bernardo 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.