8 Junho 2023      10:37

Está aqui

Mais de 200 famílias de Portalegre vão ter energia mais barata

A Cleanwatts foi a empresa escolhida como parceira para a criação da Comunidade de Energia Renovável (CER) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portalegre (AHBVP).

Em comunicado, a Cleanwatts refere que a proposta foi apresentada, votada e aprovada pelos sócios, durante uma reunião de Assembleia Geral, e que o contrato foi assinado pela Direção da AHBVP, presidida por João Mota Lourenço, no início do passado mês de maio. A próxima fase vai ser a instalação das centrais fotovoltaicas, que vão ter uma potência instalada total de 231,3 kilowatts (kW), sendo este um projeto que “não implica qualquer custo para os bombeiros, uma vez que o investimento será assumido, na totalidade, pela Cleanwatts”, escreve ainda.

Com esta Comunidade de Energia, os Bombeiros vão poder ter um desconto médio de 75% na fatura de eletricidade, em relação à tarifa estimada para a energia da rede, e vão também tornar-se climate-positive, produzindo mais 376% de energia verde do que o seu consumo total e evitando 87 toneladas equivalentes de CO2. A Associação vai ainda tornar-se mais independente a nível energético, tendo em conta que mais de metade (51%) da energia consumida vai ter origem na Central Solar (autoconsumo).

“Estamos muito satisfeitos com a criação desta Comunidade de Energia com os Bombeiros de Portalegre”, afirma Maria João Benquerença, diretora de Comunidades de Energia da CleanWatts, referindo ainda que “esta CER está muito alinhada com aquilo que pretendemos que as Comunidades de Energia sejam, até na sua vertente social. Sabemos que os Bombeiros de Portalegre vão dar muito bom uso ao excedente de energia produzida, ajudando as famílias mais carenciadas da região e contribuindo, assim, para combater a pobreza energética, que é um dos principais objetivos das Comunidades de Energia”. Esta CER vai permitir aos Bombeiros apoiar 207 famílias, que vão beneficiar de uma tarifa social comunitária que vai ficar cerca de 30% abaixo das atuais tarifas de mercado.

A Cleanwatts faz, através deste projeto, um reforço do seu investimento em Portalegre e da sua aposta na região do Alentejo.

“Temos investido bastante nesta zona e vamos continuar a fazê-lo, pois na Cleanwatts acreditamos que no Interior também há espaço para a inovação”, salienta a diretora. “Já foram aprovadas pela DGEG – e está para muito breve o arranque das instalações – as Comunidades de Energia da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, do Lar de São Domingos e do Infantário Os Traquinas, em Fortios. A DGEG tem tido alguma dificuldade em fazer face aos inúmeros pedidos de aprovação de Comunidades de Energia, dos últimos meses, o que atrasa todo o processo, mas as coisas estão em marcha”, acrescenta.

Já João Mota Lourenço, presidente da AHBVP, afirma que “este projeto é essencial no âmbito do plano de eficiência energética dos Bombeiros de Portalegre, que entenderam implementar uma Comunidade De Energia Renovável em parceria com a Cleanwatts”, acrescentando ainda que “a criação desta CER visa contribuir, por um lado, para a redução da pegada ecológica e, por outro lado, para criar condições para a comunidade dos Bombeiros de Portalegre poder usufruir de energia mais limpa com a respetiva redução de custos na sua fatura energética”.

 

Fotografia de observador.pt