24 Maio 2024      10:09

Está aqui

Já são conhecidos os «Melhores Vinhos do Alentejo»

A gala do XI Concurso «Melhores Vinhos do Alentejo» decorreu na passada terça-feira (21), no Hotel Vila Galé, em Évora, tendo, durante a cerimónia, sido anunciados os 30 prémios atribuídos pelo júri, noticia o Gazeta Rural. 

Neste concurso, organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, os quatro grandes vencedores, distinguidos com «Grande Ouro», foram o vinho «Porta da Ravessa» Reserva Branco de 2022, da Adega Cooperativa de Redondo, o vinho «Monte das Bagas de Ouro» Branco Antão Vaz de 2021, da Adega do Montado, em Serpa, o vinho «Quinta do Carmo» Reserva Tinto de 2016, da Bacalhôa, e o vinho «Herdade das Servas», Petit Verdot Tinto de 2017.

Entre tintos, brancos, rosados, talha e monovarietais, foram 123 os vinhos que se apresentaram a concurso, tendo ainda sido atribuídas 24 distinções «Ouro» e duas «Prata».

A edição deste ano contou com uma alteração no seu regulamento, realizada para adaptar o concurso “às regras nacionais e internacionais, modernizando certas disposições e introduzindo duas novas categorias: Vinhos de Talha e Monovarietais”, explicou o engenheiro Francisco Pimenta, Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos do Alentejo, citado pela publicação.

O Concurso «Melhores Vinhos do Alentejo» é apoiado desde o início pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e contou também, este ano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

“Para nós, o turismo vínico e o enoturismo são realidades fortes da ERT, que tem apostado nesta vertente de promoção turística na nossa região. E com Évora-Capital Europeia da Cultura à porta, devemos reforçar esta vertente para conseguir levar o Alentejo para outros níveis de visibilidade e notoriedade nacional e internacional”, defendeu José Santos, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, citado pela mesma fonte.

Já o Juiz da Mesa da Confraria, Pedro Luiz de Castro, lembrando que este se trata de um concurso de vinhos de produtores alentejanos, deixou um elogio a todos “os que trabalham no campo, debaixo das inclemências do tempo, produzindo boas uvas para fazer os belos vinhos que projetam o Alentejo como a região preferida pelos consumidores portugueses”, e incentivou ainda todos os produtores da região a participarem no concurso do próximo ano. 

 

Fotografia de noticiasaominuto.com