23 Fevereiro 2024      10:30

Está aqui

Festival do Peixe do Rio começa hoje nas mesas do Alandroal

O Festival do Peixe do Rio tem início hoje, sexta-feira, em Alandroal, prolongando-se até dia 3 de março, levando “às mesas do concelho o que de melhor o território tem para oferecer”.

Em comunicado, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, destacou a importância desta iniciativa, referindo que “a essência do Festival é estar distribuído por todo o concelho, com vários níveis de oferta, desde a cozinha moderna e mais inovadora, às tradições enraizadas na região, com os cafés e tascas a darem a conhecer receitas que fazem parte das memórias de todos”.

Entre os destaques do programa desta edição contam-se “o aguardado roteiro do petisco e o almoço da caldeta para todos”.

Segundo a mesma fonte, a Praça da República será o “espaço central para uma feira” de produtos locais, workshops, jogos tradicionais e a apresentação do livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo.

“Este espaço acolhe ainda uma das novidades desta edição, um centro de acolhimento que tem como objetivo auxiliar quem visita o Festival a conhecer todos os restaurantes aderentes e a proporcionar uma experiência única e diferenciadora, adaptada aos interesses de cada grupo”, acrescenta o município.

Além disso, com o objetivo de valorizar o peixe do rio, o Chef José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos, em Portalegre, “protagoniza uma sessão de showcooking com a Chef Lídia Brás, onde dão a conhecer alguns dos segredos para preparar pratos de fazer água na boca”.

A autarquia adianta ainda que as atividades do programa contemplam “programas para toda a família, incluindo exposições, maratonas fotográficas, concertos, animação musical itinerante, concursos de pesca e passeios pedestres e de BTT, para os mais aventureiros”.

Recorde-se que o Festival do Peixe do Rio nasceu em 2010 enquanto Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, sendo já “marca identitária do concelho”, que tem como objetivo “dar a conhecer a autenticidade e qualidade dos produtos da região, dinamizando a economia local em áreas cruciais como a restauração, hotelaria e comércio”.

 

Fotografia de reconquista.pt