29 Janeiro 2024      11:59

Está aqui

Évora instala vidro fotovoltaico nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Évora, no âmbito da obra de remodelação da cobertura do seu edifício, o Palácio dos Condes de Sortelha, vai substituir o acrílico existente na cobertura metálica do lanternim por vidro fotovoltaico.

Segundo a autarquia, esta empreitada permitirá criar um sistema de captação de energia solar, que irá “satisfazer parte dos consumos de energia elétrica do edifício, quer seja para iluminação, quer seja a necessária para os equipamentos dos postos de trabalho”.

A mesma fonte adianta que os vidros “serão instalados numa nova caixilharia metálica assente sobre a estrutura existente, de forma a obter um sistema solar fotovoltaico com área total de envidraçados de 169m2”.

Além disso, “este será complementado por um sistema de telas interiores deslizantes, em parte da cobertura, de forma a atingir o desempenho adequado que garanta as condições térmicas, acústicas e luminotécnicas confortáveis e adequadas”.

Este novo sistema de captação de energia solar está integrado no POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, um projeto que pretende “transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos”.

O município salienta ainda que, em momentos de excedente de produção elétrica a partir deste novo modelo sustentável, a energia será injetada na rede.

 

Fotografia de cm-evora.pt