Tribuna Alentejo
gasoleo
Negócios e Empresas

Empresários de Portalegre consideram insuficiente medida do Governo nos combustíveis

O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Tiago Braga, considerou "importante, mas residual" a medida anunciada pelo Governo para fazer face à subida dos preços dos combustíveis. Em declarações, o responsável alertou para o "impacto imediato" que o aumento dos preços terá junto das pequenas empresas da região.

"Mais do que o valor em si, o que preocupa as empresas é a volatilidade. As pequenas e médias empresas precisam de previsibilidade para planear custos e preços, e estas oscilações dificultam muito esta gestão", afirmou Tiago Braga, sublinhando que "quem sente primeiro acaba por ser sempre o pequeno empresário".

O Governo decidiu aplicar uma redução temporária e extraordinária de 3,55 cêntimos por litro no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) sobre o gasóleo rodoviário, em resposta a uma subida prevista de 23,4 cêntimos por litro a partir da semana seguinte. A medida foi anunciada pelo Ministério das Finanças, liderado por Joaquim Miranda Sarmento.

A escalada dos preços dos combustíveis decorre do conflito no Médio Oriente, na sequência do ataque militar norte-americano e israelita ao Irão, a 28 de fevereiro, que resultou na morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em resposta, o Irão encerrou o estreito de Ormuz e lançou ataques de retaliação contra alvos em vários países da região. Desde o início do conflito, foram contabilizados mais de mil mortos.

Artigos relacionados

Economia nacional com alívio na dívida pública mas pressão nos juros da habitação e nas contas externas

Redação Alentejo

Negócio que ia colocar Refinaria de Sines nas mãos de espanhóis cai. Galp e Moeve não chegaram a acordo

Redação Alentejo

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo

Alentejo lança garrafa de vinho mais leve e lidera sustentabilidade vitivinícola a nível mundial

Redação Alentejo

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo