2 Agosto 2022      10:42

Está aqui

Elvas homenageada como Autarquia do Ano

Comendador José António Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano, na subcategoria de “Conservação do Património”, devido ao projeto de requalificação e transformação do antigo Quartel Militar em museu.

Em declarações ao jornal ECO, o Comendador José António Rondão Almeida, presidente da autarquia de Elvas, explica que o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires foi escolhido para candidatura à 3.ª edição destes prémios por causa do seu “forte impacto social, cultural e identitário no seio da comunidade deste território”.

Segundo o autarca, este edifício encontrava-se em “elevado estado de degradação”, e agora o museu ocupa “um edifício militar ainda repleto de memória histórica para muitos elvenses, civis e militares”.

O Comendador José António Rondão Almeida acredita que este projeto contribuirá para “o incremento do fluxo turístico em Elvas”, permitindo “dar a conhecer as tradições, a herança e o legado daqueles que, ao longo dos tempos, transformaram a nossa cidade”.

O presidente lembra ainda que a Manutenção Militar cessou funções em 1997 no edifício, e que a Câmara Municipal de Elvas aceitou, em 2014, trinta prédios militares, entre os quais este edifício “na paisagem urbana do centro histórico de Elvas pelo seu elevado estado de degradação”.

“Recorrendo ao financiamento por parte do Alentejo 2020, tornou-se possível a concretização do projeto e a instalação do museu”, afirma ainda o responsável, acrescentando que “o culminar e a efetiva materialização do projeto permite aos visitantes desfrutar de um testemunho de relevo da arquitetura militar do nosso país, face aos acontecimentos que lhe estão associados”, além de “um museu que alberga um riquíssimo património cultural material e imaterial, de cariz arqueológico e etnográfico, do território do atual concelho de Elvas”.

Note-se que o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires abriu ao público no dia 1 de junho de 2021 e alberga a exposição permanente “O Território: do passado ao presente, das pessoas aos objetos”, que cruza a coleção de arqueologia com a coleção de etnografia proveniente do extinto Grémio da Lavoura de Elvas.

O Prémio Autarquia do Ano é organizado pela Lisbon Awards Group e o jornal ECO, tendo por objetivo “homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público”, refere o site da entidade promotora.

 

Fotografia de cm-elvas.pt