Tribuna Alentejo
vinha
Negócios e Empresas

Cuba e Adega de Vidigueira unem-se para valorizar recursos vinícolas

A Câmara Municipal de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de valorizar e promover os recursos endógenos, assim como o património natural e cultural associado à viticultura.

De acordo com a Planície, João Português, presidente da autarquia, afirmou que este protocolo é “de uma importância muito grande. Desde há 3 anos atrás que o município de Cuba e a Adega Cooperativa tem um protocolo de cooperação que tem dado algum fruto, nomeadamente na promoção e divulgação do património e no vinho e daquilo que se produz no concelho”.

Ainda segundo o autarca, “acaba por ser uma afirmação ímpar em termos de património, visto que estamos a falar das vinhas centenárias de Vila Alva”, que representam “não só no Alentejo, mas no país, uma parte considerável das vinhas centenárias existentes. Dizer que 50% destas vinhas de todo o Alentejo, estão sediadas na freguesia de Vila Alva em Cuba e, portanto, a ideia é em primeiro lugar sensibilizar os vitivinicultores que as mesmas são importantíssimas porque tem um património de uma dimensão imensurável”.

Já José Miguel Almeida, presidente da ACVCA, explica que a celebração do protocolo permitiu à Adega Cooperativa proceder a uma candidatura dedicada ao Património Natural e Cultural do Programa Alentejo 2020, através da qual vai existir uma aposta na valorização Vinhas Centenárias de Vila Alva, de forma a consolidar a região como destino turístico, e reforçar a sua identidade de território de qualidade.

Ao ser aprovado, este projeto irá materializar-se, entre outras iniciativas, no desenvolvimento de uma série de conteúdos informativos sobre a História e Caracterização das Vinhas Centenárias de Vila Alva, na criação de um portal web com possibilidade de uma “viagem virtual” por estas vinhas, na produção de um vídeo promocional e na instalação de sinalética.

Artigos relacionados

Concurso para novo terminal de Sines avança no início de 2027 com investimento de 700 milhões

Redação Alentejo

Mais carne, menos leite na pecuária do Alto Alentejo

Redação Alentejo

Queda na criação de empresas em agosto atinge Évora com recuo de 16%, o terceiro pior desempenho do País

Redação Alentejo

VARANEGRA 100% Alentejano vence ouro e prémio de melhor presunto

Redação Alentejo

E-REDES vai oferecer 144 veículos usados a organizações que trabalham com a população

Redação Alentejo

Delta Cafés lidera ranking das marcas mais memoráveis

Redação Alentejo