Tribuna Alentejo
mc_albuquerque
Política Nacional

COVID-19 Ministra da Agricultura com mais 15 milhões/€ para o setor dos vinhos

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, aprovou ontem, sexta 19, com a publicação de uma Portaria em Diário da República, um pacote de medidas excecionais para apoio ao setor dos vinhos.

Será um reforço de 15 milhões de euros e que se destina-se à destilação de vinhos com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica e ao apoio ao armazenamento de vinho em situação de crise.

Este apoio extraordinário integra o Programa Nacional de Apoio relativo ao Exercício Financeiro FEAGA de 2020 com uma dotação orçamental de 10 milhões de euros para a destilação de vinho, num total de 100.000 hectolitros de vinho com Denominação de Origem e de 200.000 hectolitros de vinho de Indicação Geográfica.

O apoio ao armazenamento contará com uma dotação orçamental de 5 milhões de euros.

Os pedidos de pagamento devem ser apresentados, no caso dos destiladores, até 13 de setembro e, no caso do armazenamento, até 30 de setembro.

Em nota do ministério enviada ao Tribuna Alentejo, a ministra Maria do Céu Antunes Albuquerque salienta que, “independentemente das medidas adicionais que venham a ser implementadas dando sequência ao que vier a ser decidido, neste âmbito, pelas instituições europeias, importa desde já dar resposta às necessidades do setor, operacionalizando com celeridade os mecanismos de apoio previstos, permitindo aos operadores planear a próxima vindima e gerir adequadamente os seus stocks, com vista a apoiar um regresso gradual a uma situação normal de mercado. Lembro que Portugal ocupava, em 2019, o 9º lugar do ranking dos maiores exportadores mundiais de vinho.  Exportámos 820 milhões de euros em 2019 e, na última década, crescemos mais de 20 milhões de euros ao ano”.

Sobre os programas de apoio ao setor vitivinícola a titular da pasta da Agricultura acrescentou ainda que “importa agora estabelecer as regras nacionais que visem, desde já, implementar as medidas de apoio excecionais e temporárias de destilação e de armazenamento de vinho”. No entanto, acrescenta a Ministra da Agricultura, “há ainda a expectativa da Comissão Europeia garantir um reforço financeiro para a consolidação do setor”.

Foi também anunciado um reforço do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS) no valor de 23,5 milhões euros, passando assim dos atuais 50 para os 73,5 milhões de euros. Recorde-se que já foi possível reconverter, entre 2009 e 2019, mais de 45 mil hectares de vinha e está a ser analisada, no quadro de competências do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, uma medida que permita a criação da reserva qualitativa do Vinho do Porto e que será anunciada em breve.

 

Imagem de radiohertz.pt

Artigos relacionados

Sines concentra maior parcela das reservas públicas de petróleo

Redação Alentejo

Governo avança com pacote de 40 milhões de ajuda ao sector agrícola mas CAP diz que não chega

Redação Alentejo

Agricultores preparam-se para forte contestação ao Governo. CAP fala em rutura institucional por quebra de confiança

Redação Alentejo

SEDES vai discutir a “Incerteza Global” em Évora, no próximo dia 1 de outubro

Redação Alentejo

MP pede condenação de Nuno Mocinha por prevaricação

Redação Alentejo

Governo vai pagar 50 euros por cada macho javali abatido e 70 euros por cada fêmea abatida

Redação Alentejo