Tribuna Alentejo
david-galego
Alentejo Central

CIMAC lança Central de Compras

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) acaba de criar a Central de Compras Intermunicipal, uma nova ferramenta que moderniza e torna a contratação pública no Alentejo Central mais eficaz.

Em comunicado, a CIMAC refere que a Central de Compras Intermunicipal, formalizada oficialmente a 21 de maio de 2024, tem atualmente 40 entidades aderentes “e em franca expansão”, tendo revelado “um impacto muito positivo no território”.

Segundo a mesma fonte, esta ferramenta tem permitido “simplificar processos, reduzir a morosidade administrativa e alcançar economias de escala significativas”, dando como exemplo “o primeiro Acordo-Quadro instituído, relativo ao licenciamento de software, cujas adjudicações já somam 2,2 milhões de euros”.

A CIMAC adianta ainda que estão já em vigor três Acordos-Quadro, nomeadamente para licenciamento de software, fornecimento de combustíveis rodoviários e fornecimento de eletricidade em regime de mercado livre, o que permite às entidades “desenvolver os seus procedimentos com maior segurança jurídica e previsibilidade”.

Além disso, encontra-se, neste momento, ainda em fase de receção de propostas, o Concurso Público Internacional para o fornecimento de seguros.

A plataforma eletrónica da Central de Compras já conta com 114 fornecedores inscritos e “permitiu a tramitação de mais de meia centena de procedimentos de aquisição”, acrescenta a comunidade intermunicipal.

“Para além dos Acordos-Quadro, esta plataforma está disponível, de forma gratuita, para as entidades aderentes que queiram tramitar procedimentos como Ajustes Diretos e Consultas Prévias, oferecendo uma alternativa eficaz e segura ao uso da simples mensagem eletrónica”, avança o mesmo comunicado.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Évora recebe assinatura de contratos do programa Crescer com o Turismo

Redação Alentejo

Évora tem novo Centro de Recolha de monos. Município procura combater o abuso do descarte de volumosos em espaço público

Redação Alentejo

Alentejo Central recebe nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)

Redação Alentejo

Alentejo Central celebra 50 anos do Poder Local Democrático

Redação Alentejo

Câmara de Évora reestruturou Serviço de Limpeza e Higiene Pública e confia que os resultados se tornarão visíveis a curto prazo

Redação Alentejo

Estremoz acolhe conferência internacional sobre os Caminhos de Santiago

Redação Alentejo