7 Julho 2021      09:59

Está aqui

Campus Sul junta consórcio entre universidades de Lisboa, Évora e Algarve

João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa fez uma parceria com as universidades de Évora do Algarve para a criação de um campus, com novos cursos, revelou João Sàágua, o reitor da Universidade Nova de Lisboa, em entrevista ao Diário de Notícias.

De acordo com o reitor, o Campus Sul visa “a coesão territorial e a produção de conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável do Sul”, tratando-se de um consórcio inédito que “já está feito do ponto de vista jurídico, mas ainda não foi lançado do ponto de vista da atividade concreta”.

João Sàágua adianta ainda que a expetativa é de que este novo projeto esteja criado em setembro. Além disso, “a nossa perspetiva não é uma perspetiva de nos desenvolvermos para sul, é de nos desenvolvermos para sul em consórcio com duas universidades públicas de referência que já estão no sul. E esse consórcio vai trazer três coisas diferentes”, refere o responsável, nomeadamente uma nova oferta letiva.

“Estamos a pensar criar licenciaturas em que os estudantes estarão um ano no Algarve, um ano em Évora e um ano em Lisboa, nas nossas residências; e todos temos residências para esta situação. Novas licenciaturas e novos mestrados, vai ter aquilo a que se chama novas formações conferentes de grau”, afirma João Sàágua.

Adicionalmente, este novo Campus Sul irá trazer “novas atividades de capacitação da própria administração municipal, ou da administração regional, ou da administração pública a sul, e de diversas outras instituições que exercem atividade a sul”, além de centros de investigação aplicada sustentável, garante o reitor.

“É a nossa capacidade de termos agendas colaborativas em áreas definidas pelo sul, como a água, a agricultura, o próprio mar… E ter agendas colaborativas com os principais parceiros na área económica e na área da coesão regional com as três universidades, em que cada uma vai buscar o melhor que tem do seu conhecimento para apoiar o desenvolvimento do sul”, explica João Sàágua.

 

Fotografia de jn.pt