O projeto “Des(COBRE) o teu corpo”, um projeto piloto do ACeS do Baixo Alentejo, de Prevenção da Violência e do Abuso Sexual, desenvolvido em parceria com a CPCJ de Beja e que se destina a cerca de 150 alunos e famílias e seis educadores no Baixo Alentejo venceu o Concurso Missão Continente e um donativo de 21 mil euros.
O donativo vai ser entregue no próximo dia 11 de julho, pelas 14h30, no Teatro Municipal Pax Júlia*, ao Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Alentejo, para financiar o projeto “Des(COBRE) o teu corpo – Projeto de Prevenção da Violência e do Abuso Sexual”, um dos 40 projetos vencedores do Concurso Anual da Missão Continente.
O projeto tem "como principal objetivo formar equipas de saúde escolar com competências e materiais que permitam promover a informação sobre a sexualidade nos alunos do pré-escolar, famílias e educadores, para prevenir a violência e o abuso sexual", segundo se lê em comunicado feito chegar a esta redação.
A iniciativa contará com a presença de vários representantes de entidades que contribuíram para este projeto, entre elas, a Diretora do Departamento dos Cuidados de Saúde Primários, os Presidentes das CPCJ da área de Intervenção da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, os Parceiros locais na experiência piloto (CLDS 3g e Câmara Municipal de Beja), além de Carlos Gomes, Diretor de Loja do Continente de Beja.
O Concurso Missão Continente tem por objetivo promover a adoção de um estilo de vida mais saudável, como forma de promoção da saúde. Numa perspetiva de aproximação à comunidade, a Missão Continente incentiva e financia os projetos liderados pelos Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde que se candidatam à iniciativa anual.
Imagem de capa de lounge.obviousmag.org