30 Abril 2018      09:32

Está aqui

Azeite alentejano em promoção no Canadá

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo quer aumentar a quota de venda de azeite alentejano no Canadá e prepara-se para uma acção de promoção daquele produto alentejano num dos maiores salões alimentares do Canadá, o salão intrenacional de Montreal, que decorre do outro lado do atlântico entre 2 e 5 de maio.

O projeto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A acção de promoção inclui azeites virgem extra, azeites biológicos e com denominação de origem protegida, do Alentejo, que é a maior região oleícola de Portugal, e que estarão entre os mais de mil expositores na feira.

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1999, que visa “dinamizar e potenciar o sector do azeite” na região e no país.

Sediada em Moura, esta associação congrega actualmente cerca de 70% da comercialização de azeite embalado da região do Alentejo, contando, a par dos produtores de azeite, com associados institucionais ligados ao sector olivícola e oleícola, tais como organismos do estado, municípios e universidades.

No âmbito das actividades do CEPAAL conta-se o processo de reconhecimento do “Azeite do Alentejo” como Indicação Geográfica Protegida, a organização do “Concurso Nacional de Azeites de Portugal”, integrado na Feira Nacional de Agricultura, ou a organização da Feira Nacional de Olivicultura – Olivomoura.

Imagem de capa de noctula.pt