Tribuna Alentejo
termometro
Ambiente

Apesar da chuva na segunda-feira, temperaturas mantêm-se altas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta semana, temperaturas altas, apesar dos “períodos de céu muito nublado” e “possibilidade de ocorrência de aguaceiros, mais prováveis durante a tarde” durante o dia de hoje, segunda-feira.

De acordo com a Executive Digest, o IPMA prevê também “vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e sendo por vezes forte na costa sul do Algarve e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, até ao início da tarde”.

Contudo, a subida de temperatura deverá manter-se durante o resto da semana, “em especial nas regiões Norte e Centro”, ao mesmo tempo que se verificará um acentuado arrefecimento noturno.

“Isto significa que de noite e de manhã assim que o sol nasce está muito frio, mas depois gradualmente começa a temperatura a subir e as tardes são quase de verão”, explica Ângela Loureço, meteorologista do IPMA. “Há uma grande diferença de temperatura entre a noite/início da manhã e a tarde”, alerta ainda.

Concretamente, para hoje, segunda-feira, esperam-se máximas de 23ºC em Évora e Beja, 25ºC em Setúbal, 24ºC em Sines e 21ºC em Portalegre.

Para amanhã, terça-feira, prevê-se ainda um cenário de períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde nas regiões Centro e Sul. Além disso, o IPMA aponta para a ocorrência de bruma, uma subida da temperatura máxima e um acentuado arrefecimento noturno.

Neste mesmo dia, as temperaturas máximas previstas chegam aos 27ºC em algumas regiões, nomeadamente em Setúbal. Évora e Beja chegam aos 26ºC.

Artigos relacionados

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo

AMCAL lança rede de recolha de óleos alimentares usados de última geração

Redação Alentejo

Quercus pede à Agência Portuguesa do Ambiente que não ceda às ameaças dos promotores imobiliários nas praias de Grândola

Redação Alentejo

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo