As aldeias de Montejuntos e Ferreira de Capelins, no concelho de Alandroal, têm enfrentado limitações no abastecimento de água nas últimas semanas, devido a um aumento no consumo da água e a uma rede de abastecimento “obsoleta há décadas”.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Alandroal refere que “os motivos estiveram inicialmente relacionados com avarias nas bombas do depósito provocadas por uma falha de eletricidade e depois devido à obstrução de uma conduta, rapidamente identificada e reparada pelos serviços”.
Contudo, o município denuncia “um consumo [de água] muito elevado e muito acima do normal no resto do ano”, o que tem contribuído para que a situação se mantenha.
Entre os fatores mencionados pela autarquia destacam-se “a presença de mais turistas e visitantes pela existência da praia”, a “onda de calor”, a presença de “mais pessoas na localidade devido ao período de férias”, e ainda “os consumos não prioritários que causam elevada pressão sobre a rede”, como a rega e o “enchimento de piscinas”.
Além disso, a câmara alerta para uma rede de abastecimento “envelhecida e obsoleta há décadas, sem capacidade para acompanhar no longo prazo o enorme aumento do consumo por pessoa que se regista hoje, sobretudo no período de verão”.
O município garante que se encontra “a desenvolver projetos técnicos para fazer face a esta realidade enquanto aguarda pelos financiamentos de fundos comunitários que estão a chegar agora através do Alentejo 2030”, no montante de 1,6 milhões de euros, estando a intervenção de reforço a Montejuntos e Ferreira identificada como prioridade.
Enquanto o restante financiamento não chega, a autarquia apela “à moderação do consumo por parte da população, realizando apenas os consumos essenciais”.
Fotografia de facebook.com
