23 Julho 2019      15:40

Está aqui

Aeródromo de Évora testa meios de socorro em "acidente" com avião

Uma aterragem igual a milhares de outras no Aeródromo Municipal de Évora. No momento em que toca o solo, o pequeno avião descontrola-se, sai da pista e incendeia-se. Os meios de socorro são prontamente accionados. Primeiro os do Aeródromo. Depois os restantes. O autotanque da Proteção Civil Municipal chega ao local e começa a apagar as chamas. Dali a instantes, acodem os Bombeiros Voluntários de Évora. Polícia de Segurança Pública também entra em campo, assim como a ambulância para transportar os feridos, um grave e dois ligeiros, que são retirados cuidadosamente do local.

Este foi o cenário de treino vivido na manhã de hoje (23 de Julho de 2019) pelos diversos meios de socorro acionados no Aeródromo Municipal de Évora no âmbito do exercício Emergência à Escala Total. O exercício destinou-se a testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Évora (LPEV), nomeadamente testar e treinar a exequibilidade dos procedimentos aí inscritos, o que a acontecer determinará a manutenção do Plano de Emergência, ou caso tal não se verifique, desencadeará a ajustes de forma a aproximar a capacidade de resposta demonstrada com a realidade do LPEV.

A realização deste exercício visou os seguintes objetivos gerais: Treinar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos, em cenário de acidente aéreo no Aeródromo; Treinar a interligação de intervenção operacional entre os meios de socorro internos e externos; Treinar internamente os procedimentos internos a observar em caso de emergência no aeródromo; e Testar as plataformas de comunicação internas e com os agentes externos ao aeródromo.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.