6 Janeiro 2023      13:48

Está aqui

Adega de Borba alcança selo de sustentabilidade

A Adega Cooperativa de Borba acaba de alcançar o selo de certificação do “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo” (PSVA), aplicado às vinhas e adegas.

Em comunicado, citado pelo portal Hipersuper, a adega afirma que “numa época em que a disponibilidade de recursos naturais é cada vez mais escassa, o conceito de economia circular ganha ainda mais importância. Este modelo de desenvolvimento sustentável permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação, reparação e reciclagem, assegurando assim maior eficiência na utilização e gestão de recursos naturais, maior sustentabilidade do planeta e bem-estar das populações”.

Neste processo, foi fundamental o envolvimento dos 270 viticultores associados à adega que, nos últimos anos, têm vindo “a alterar a maior parte das técnicas culturais na vinha, no sentido de uma melhor conservação dos solos, gestão da água e resíduos, utilização de energia e conservação da biodiversidade”.

Note-se que esta certificação de produção sustentável é atribuída por uma das entidades certificadoras independentes que colaboram com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que lançou, em 2013, o “Plano de Sustentabilidade para os Vinhos do Alentejo”, disponibilizando uma ferramenta de avaliação das atividades de produção e um conjunto de recomendações para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos vinhos.

 

Fotografia de adegaborba.pt