24 Abril 2015      13:35

Está aqui

Sugestões 25 de abril

Que o 25 de abril é uma data especial e significativa é senso comum.

Que o Alentejo o celebra como nenhum outro local, também.

O Tribuna do Alentejo traz-lhe um pequeno resumo do que vai acontecer no 41º Aniversário do 25 de Abril, em alguns concelhos alentejanos.

 

Santiago do Cacém

Será inaugurada a exposição “Liberdade”, de Eduardo Gageiro, pelas 10:00h, no Museu Municipal.

 

Nisa

Será inaugurada uma exposição com trabalhos de artes plásticas da artista nisense Maria José Silva, no Cine Teatro de Nisa, no dia 24 de abril,  às 20 horas; no mesmo dia, na Praça da República, pelas 21 horas, ocorrerá um concerto pela Banda da Sociedade Musical Nisense e à meia-noite será lançado fogo-de-artifício.

No sábado, 25 de abril, às 9:30h na Praça do Município, concentram-se as entidades, representações de coletividades concelhias e população e às 10 horas será hasteada a Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho. Em seguida, far-se-á desfile com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nisa, da Sociedade Musical Nisense, da Sociedade Filarmónica Alpalhoense, do Rancho Típicos das Cantarinhas de Nisa, do Grupo Toc’A Machar de Tolosa, do Grupo Contradanças de Alpalhão e do Coro Sénior de Nisa e às 11:30h, no Cine Teatro de Nisa terá lugar a Sessão Solene Comemorativa.

Às 16:30h, serão atribuídas medalhas aos trabalhadores do Município com 25 anos de atividade e àqueles que nos últimos anos atingiram a aposentação.

 

Vendas Novas

Durante a manhã do dia 25, e na freguesia de Landeira, pelas 9:30h será inaugurado Memorial ao 25 de Abril, concebido e elaborado pelos funcionários do Município e colocado junto à Junta de Freguesia. Pelas 10:00h, será a partida da Estafeta da Liberdade, uma prova de 23,5 km que liga Landeira a Vendas Novas e logo após será inaugurada a Pista de Fitness ao Ar Livre.

Pelas 14:30h será inaugurada, também nessa freguesia, a pista de malha; às 15:00h decorrerá a habitual tarde de jogos tradicionais junto ao parque desportivo de Vendas Novas e às 15:30h haverá um passeio familiar de bicicleta, na Landeira.

Às 16:00h, no auditório municipal, a inauguração da exposição Cravos de Abril, organizada pela Junta de Freguesia de Vendas Novas e a fechar, no auditório municipal, pelas 21:0h0, a sessão solene comemorativa da efeméride com um momento musical pelo Jardim-de-Infância de Afeiteira e o Grupo Coral Juvenil de Monte do Trigo.

 

Avis

Na noite de 24, em todas as Freguesias, existirão beberetes, animação musical e fogo-de-artifício. No dia 25 de Abril, a alvorada será feita com foguetes e a manhã será marcada pelo desporto, no Pelourinho e no “Largo do Convento” e que se destinam a participantes de todas as idades com Jogos Infantis, Jogo da Pelanca, Caminhada e Corrida 25 de Abril, sendo que, às 12h00, acontecerá o Desfile de Abertura do “Viva o Desporto” – Jogos Concelhios - Avis 2015; à mesma hora, inicia a Arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

Nos Paços do Concelho, pelas 12h15, acontecerá o momento solene com o hastear da Bandeira Nacional e o discurso do Presidente da Câmara. À tarde, poderá visitar Exposição "Animals'nightmare", de Joana Villaverde, a assistir inauguração da Exposição “40 Anos da Reforma Agrária”, no Museu do Campo Alentejano (MUSCA) ou, nos Claustros do Convento de S. Bento de Avis, presenciar uma partilha de experiências e de memórias vivas com o debate “Olhares sobre a Reforma Agrária”.

À noite, e a partir das 21:30h, poderá ouvir a música de Ana Castelo, Luciano Barros, Miguel Castro e Luís Gaspar, no espetáculo “Abril 41”, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”.

 

Beja

No Espaço “Os Infantes”, poderá assistir  ao espectáculo “A Buganvília” com João Afonso & Rogério Pires.

 

Castro Verde

Lançamento de mais um livro, às 21.30 horas, “Poesia” de José Fanha e atuará a o grupo “Monda-cantando e tocando o Alentejo. No Museu da Ruralidade, poderá ver a exposição “Borboletas de Portugal” da autoria de António José Contente.

 

Aljustrel  

O General Humberto Delgado será homenageado, pelas 21.00h e onde será apresentado o livro “Humberto Delgado, biografia do General Sem Medo” de Frederico Delgado Rosa, neto e biógrafo de Humberto Delgado e será exibido o documentário “Obviamente.Demito-o!”, além de uma exposição de obras da autoria do general Humberto Delgado.
 

Moura

O programa é muito completo, começa a 24 de abril, e abrange as sete as freguesias do concelho.

 

 

Imagem de ovelhaperdida.files.wordpress.com/

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.