24 Abril 2015      13:55

Está aqui

IV Encontro de Música e Tradição de Évora

A SOIR Joaquim António de Aguiar e a “Lua Aos Quadradinhos - Associação Cultural”,  em parceria com as Lendias d’Encantar, são as grandes dinamizadoras do IV Encontro de Música e Tradição de Évora: “Raízes do Som”.

Este ano, o “Raízes do Som” vai decorrer em Évora, Beja e Portalegre de 24 de abril a 2 de maio.

É um projeto ligado à arte e cultura tradicionais, com expressão nacional e participações internacionais, a ter lugar nos Centros Históricos de Évora e Beja e que surgiu da necessidade de refletir sobre o património cultural e de contribuir para o conhecimento e salvaguarda da cultura de transmissão oral, das raízes das tradições rurais.

A abertura do encontro, terá lugar na Praça do Giraldo, dia 24 pelas 17h30m, com a apresentação do projeto “Pele e Fole” e ainda nesse dia os espetáculos do festival começam com o concerto do grupo Aqui há Baile pelas 00h e Omiri às 02h.

No dia 25, está previsto para as 22h00 horas, no espaço da Associação do Imaginário, o espetáculo com  Vozes do imaginário , Nuno do Ó e Seiva.

No dia 26, pelas 16h pelas ruas da cidade de ÉVORA vai realizar-se uma arruada com a Banda Filarmónica Grupo união e Recreio Azarujense.

No dia 27, pelas 16:30h na escola EB Rossio vai realizar-se um worksop com o nome Sons da Tradição pela associação do Imaginário e ainda, pelas 21:30, uma Sessão Cinema Documentário " O Cante Alentejano É como Eu"no Auditório Soror Mariana com a participação do realizador e do mestre Joaquim Soares.

No dia 28, pelas 16:30h na escola EB Rossio vai realizar-se um worksop com o nome Sons da Tradição pela associação do Imaginário. Ainda no dia 28 terá inicio pelas 22h o concerto  "Há Lobos sem ser na serra-cantares do sul e da utopia " na SOIR Projecto em volta do cante alentejano criado para o festival

Dia 29, está previsto para ás 22h no espaço da SOIR  o espetáculo com  Sons do Vagar, projecto da associação cultural do imaginário

No dia 30 pelas 17h abertura da exposição "Exposição de instrumentos musicais - sons da música" no espaço daFundação INATEL. Ás 22h concerto com Marafona na Praça do Sertório

No dia 1 das 15 -18h exposição "Exposição de instrumentos musicais - sons da música" no espaço da Fundação INATEL.Ás 22h concerto com Diabo a Sete na Praça do SertDiabo a Seteto com Marafona na Prça do Sertal começam com o concerto do grupo "ório

No dia 2 último dia do festival  das 15 -18h exposição "Exposição de instrumentos musicais - sons da música" no espaço da Fundação INATEL.

Em Beja, “Raízes do Som”  ficará marcado por concertos e projeção, no Espaço “Os Infantes”: no dia 25 de abril, pelas 22h30 Concerto com Recanto; no dia 30 pelas 22h30 Concerto com Sons do Vagar e no dia 2 de Maio, pelas 21h30 Sessão Cinema Documentário " O Cante Alentejano É como Eu".

Já em Portalegre, no Espaço Teatro do Convento, e no dia 29 de abril, pelas 21:30 será projetado o documentário " O Cante Alentejano É como Eu" e, no dia 30, pelas 22h os  Recanto voltam ao palco dos “Raízes do Som”. No dia 02 de Maio, pelas 22h, terá lugar o concerto com Sons do Vagar.