Está aqui

Ambiente

Redondo celebra Solstício de Verão com caminhada noturna na Serra d'Ossa

A caminhada noturna de 2024, dedicada ao Solstício de Verão, está prestes a acontecer, oferecendo uma experiência única para os amantes da natureza e do céu noturno. Este evento especial terá lugar no dia 21 de junho, uma sexta-feira, pelas 21h30, no encantador Vale das Almas, na Serra d'Ossa. Esta localização privilegiada permite uma observação fantástica do céu noturno, uma oportunidade imperdível numa região que merece ser mais valorizada pelo seu património natural.

Estação Náutica de Moura promove batismos de mergulhos nos meses de verão

A Câmara Municipal de Moura, através da Estação Náutica de Moura – Alqueva, em colaboração com a Associação Bandeira Azul e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, vai promover batismos de mergulhos, na Praia do Lago, nos meses de verão.

Porto de Sines: PAN apela ao fim do transporte de animais vivos por via marítima

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, apelou ao fim do transporte de animais vivos por via marítima considerando ser fundamental que Portugal siga o exemplo de países como o Reino Unido, que proibiu esta atividade.

“É fundamental que os cidadãos estejam consciencializados para a importância do fim do transporte de animais vivos por via marítima, tal como fez já o Reino Unido”, disse à agência Lusa Inês de Sousa Real.

Turismo do Alentejo e Ribatejo aposta nas áreas de serviços para autocaravanas

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vai “intensificar a promoção” da Rede de Áreas de Serviços para Autocaravanas existente no território, que já totaliza 19 espaços, divulgou o organismo.

Segundo a ERT, vai ser desenvolvido “um conjunto de ações de divulgação” para “atrair ao território mais amantes desta modalidade de turismo itinerante”.

Projeto que combate pragas das vinhas alentejanas ganha prémio

O InnovPlantProtect (InPP), laboratório sediado em Elvas, acaba de ver o seu projeto “AI4Leafhopper: Automatic Infestation Alert for Leafhopper using Drone Imagery” ganhar a primeira edição das candidaturas PULL do programa Horizonte Europa ICAERUS, na categoria “Agricultura, Floresta e Desafios Rurais”.

De acordo com o jornal Sul Informação, este projeto utilizará tecnologias avançadas, como drones, para controlar as infestações provocadas pela cigarrinha-verde nas vinhas do Alentejo, fornecendo de forma automática indicações espaciais e temporais do início da infestação.

Ourique recebe exposição sobre lince-ibérico

A Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL) vai inaugurar, esta quinta-feira, pelas 18:30, na Biblioteca Municipal de Ourique, a exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique refere que apoia esta iniciativa promovida pela CIMBAL, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT.

Segundo a mesma fonte, a exposição tem como principal objetivo “dar a conhecer o trabalho desenvolvido, em andamento e projetado para o futuro, na conservação do lince-ibérico”.

Castro Verde faz 7 anos como Reserva da Biosfera

 

O município de Castro Verde vai inaugurar, no próximo dia 14 de junho, a exposição de fotografia “Castro Verde, Reserva da Biosfera”, da autoria de Diniz Cortes, no âmbito do 7.º aniversário da Classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Em comunicado, a autarquia explica que esta mostra vai ficar patente no Museu da Ruralidade, em Entradas, sendo resultado de uma parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza. 

Ambientalistas condenam central solar do Alqueva

A organização ambientalista GEOTA alertou para os impactes ambientais e sociais cumulativos, “dimensão exagerada” e aparente “falta de planeamento estratégico” do projeto de construção de uma central solar fotovoltaica, na zona de Alqueva.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) indicou ter apresentado, no âmbito da consulta pública relativa ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da central, o seu parecer e sugestões para “a melhoria estrutural do projeto”.

Mértola Bio Live Cam abre janela para a biodiversidade da região

O Município de Mértola desenvolveu, nos últimos 11 meses, um projeto inovador na área da cinegética e biodiversidade, que promete transformar a maneira como observamos e entendemos a vida selvagem. Este projeto, uma iniciativa única promovida por uma autarquia, tem múltiplos objetivos ambiciosos e benéficos para a biodiversidade e a comunidade científica. O projeto visa demonstrar os benefícios da gestão cinegética através de imagens em tempo real, evidenciando as consequências positivas de uma gestão bem estruturada para a biodiversidade.

Alto Alentejo dá parecer negativo a central hidroelétrica no Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) emitiu parecer negativo ao projeto da nova central hidroelétrica reversível a instalar no rio Tejo, entre as barragens José Maria Oriol (Alcántara) e Cedillo (Cáceres), em Espanha.

Páginas