Está aqui

Ambiente

Elvas investe cerca de um milhão de euros na área do ambiente

O município de Elvas, no distrito de Portalegre, apresentou as novas viaturas de recolha de lixo e os novos contentores para a recolha de biorresíduos, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Em comunicado, o município explica que esta iniciativa, que envolveu a compra de cinco veículos, está integrada numa campanha de sensibilização com o objetivo de promover e implementar processos de recolha de resíduos.

Almina investe 11 ME para reduzir emissão de poeiras

A Almina, empresa concessionária das minas de Aljustrel, que produzem cobre, zinco e chumbo, anunciou ter efetuado um investimento de 11 milhões de euros na construção de uma britagem secundária de superfície, com o objetivo de reduzir a emissão de poeiras.

De acordo com um comunicado que a empresa alentejana fez chegar à agência Lusa, a instalação da nova britagem secundária de superfície foi feita numa localização mais favorável “para o controlo e redução da emissão de poeiras e consequente melhoria da qualidade do ar”.

Évora_27 assinala Dia da Europa numa residência sobre megalitismo europeu

No ano em que se celebram os 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro – dois dos mais relevantes monumentos megalíticos da Europa, ambos situados no Alentejo – Évora_27 Capital Europeia da Cultura assinala o Dia da Europa, comemorado a 09 de maio, com uma residência que celebra a paisagem megalítica comum, aproximando povos e culturas europeus.

Vidigueira inaugura novo Parque Verde Urbano

A Câmara de Vidigueira (Beja) inaugura este domingo o novo Parque Verde Urbano da localidade, investimento avaliado em cerca de 2,6 milhões de euros e que teve comparticipação comunitária.

Em comunicado, o município alentejano explicou que o novo espaço “integrou uma candidatura ao [programa operacional] Alentejo 2020, com vista à reabilitação da Horta de São João”.

Beja: Governo vai "investir forte" no abastecimento e armazenamento de água

José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de água e defendeu que não se pode “abrir a torneira para depois fechá-la” aos agricultores.

“Vamos investir forte num sistema de rega interligado em termos nacionais, num plano de abastecimento e também de distribuição eficiente da água”, realçou José Manuel Fernandes, à margem de um colóquio na feira agropecuária Ovibeja.

Sines expõe fotografias sobre a pesca do cerco em Portugal

Uma exposição com imagens captadas pelo fotógrafo Hélder Luís, com o intuito de dar visibilidade à pesca do cerco em Portugal, é inaugurada hoje no Centro de Artes de Sines (CAS).

"Sardinha, o Sem Fim da Pesca do Cerco" é o título da exposição que abre ao público este sábado, às 16:00, e que ficará patente no CAS até 29 de junho.

Concentração de pólen na atmosfera pode subir na próxima semana

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir da próxima segunda-feira (06), chegando a valores de risco moderado a elevado, caso se confirmem o fim da chuva e o aumento da temperatura.

Esta informação encontra-se no Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), respeitante aos dias 03 a 09 de maio.

Prejuízos da gestora do Alqueva quadruplicaram para 40 milhões em 2023

José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)

A empresa pública EDIA registou um prejuízo significativo de 40,037 milhões de euros no ano de 2023, quase quadruplicando os valores do ano anterior, que totalizaram 10,53 milhões de euros. De acordo com os relatórios financeiros divulgados no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), este resultado negativo foi fortemente influenciado pelo aumento do preço da eletricidade e por mudanças nos contratos de concessão da rede secundária do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Bairro islâmico/árabe do século X descoberto em Évora durante construção de hotel

O antigo Convento do Carmo, em Évora, está prestes a ser transformado num hotel com 51 quartos, alguns dos quais serão subterrâneos. Durante os trabalhos de construção, uma obrigatória prospeção arqueológica revelou um tesouro arquitetónico e histórico: um bairro islâmico/árabe que remonta aos séculos X e XI, quando os povos do Norte de África ocuparam a região.

Ovibeja celebra 40 anos e dá destaque ao associativismo

Concertos do grupo UB40 e de Ana Moura, cante alentejano e colóquios são alguns destaques da 40.ª edição da feira agrícola Ovibeja, dedicada ao associativismo e que arranca, na terça-feira, em Beja, com mais de mil expositores.

Considerada “a grande feira do sul”, que reúne “todo o Alentejo deste mundo”, a Ovibeja é uma organização da Agricultores do Sul (ACOS) e vai decorrer, até 05 de maio, no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, em Beja.

Páginas